Visite Bruxelas
Universite libre de Bruxelles - Foto: Roby (Licença-cc-by-sa-2.0)
Universite libre de Bruxelles - Foto: Roby (Licença-cc-by-sa-2.0)

Bruxelas cresceu de uma fortaleza no século X, fundada por um descendente de Carlos Magno, para uma metrópole de mais de um milhão de habitantes.[5] A área metropolitana da cidade tem uma população de mais de 1,8 milhões de habitantes, tornando-a maior do país. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas é um importante centro de política internacional. A presença das principais instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), fez da cidade uma sede poliglota de muitas organizações internacionais, políticos, diplomatas e de funcionários públicos.

Embora historicamente seja uma região de falantes do neerlandês, Bruxelas tornou-se uma cidade com cada vez mais falantes da língua francesa ao longo dos séculos XIX e XX. Hoje, a maioria dos habitantes são falantes nativos do francês, embora ambas as línguas tenham estatuto oficial na cidade. Tensões linguísticas ainda se mantém e as leis de linguagem dos municípios em torno de Bruxelas são um tema de muita controvérsia na Bélgica.

Por toda a cidade, as paredes são pintadas com grandes imagens de personagens de quadrinhos. A totalidade de todas essas pinturas é conhecida como Comic Book Route de Bruxelas. Além disso, o interior de algumas estações de metrô são projetadas por artistas. A arquitetura em Bruxelas é diversificada e é possível encontrar desde construções medievais, como o Grand Place, até prédios pós-modernos, como as instituições da União Européia.

Os principais monumentos arquitetônicos da cidade são o Grand Place, que desde 1988 é Património Mundial da UNESCO, a Catedral de St. Michael e St. Gudula e o Castelo Real de Laeken , com suas grandes estufas. Outro famoso marco é o Palácio Real. O Atomium é outra construção simbólica significativa na arquitetura do país. É uma estrutura que mede 103 metros de altura e foi construída para a Feira Mundial de 1958. É constituída por nove esferas de aço ligados por tubos, e forma um modelo de um cristal de ferro (especificamente, uma célula unitária)

Conheça mais sobre Bruxelas
Fotos Bruxelas
VER MAIS 5 FOTOS
Destinos Europa
Publicidade