Visite Braga
Seminario arquidiocesano - Foto: Snitrom (Licença-cc-by-sa-3.0)
Seminario arquidiocesano - Foto: Snitrom (Licença-cc-by-sa-3.0)

Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Possui mais de 2 mil anos de história, desde quando foi fundada por romanos com o nome de Bracara Augusta, entre 300 e 400 a.C., e tornou-se capital do império no norte da Ibéria. As ruínas dessa fase áurea ainda subsistem no complexo arqueológico. Mas os bracarenses não vivem só do passado,  muito pelo contrário, pois, suas universidades, restaurantes contemporâneos, festas de estudantes e bares animados envolvem as ruas em aura tão jovial que a cidade foi eleita Capital Europeia da Juventude 2012.

É em Braga que se encontra a catedral mais antiga do país, a Sé. Sua construção data do ano de 1070 e a presença de diversos estilos é o que lhe confere uma arquitetura tão rica, ainda que a predominância seja românica. A principal atração da cidade é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina. Diariamente ele recebe fieis e turistas dispostos a subir a sua escadaria com mais de 600 degraus, sendo o segundo ponto de turismo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas de Fátima.

Além do Tesouro-Museu da Sé, vale a pena visitar o Museu dos Biscainhos, instalado num palácio barroco, o período mais marcante no património de Braga, ou o Museu Arqueológico D. Diogo de Sousa, já que a cidade é rica também em vestígios da época romana. Propomos um passeio sem pressas pelo centro histórico para visitar algumas das muitas igrejas, apreciar o casario e edifícios históricos, como o Palácio do Raio, o Theatro Circo, o Arco da Porta Nova, ou tomar um café na emblemática Brasileira com vista para a azáfama da Avenida Central.

Conheça mais sobre Braga
Fotos Braga
Destinos Europa
Publicidade