Visite Liverpool
Quatro famosos predios de Liverpool - Foto: Chowells at en Wikipedia (Licença-cc-by-sa-3.0)
Quatro famosos predios de Liverpool - Foto: Chowells at en Wikipedia (Licença-cc-by-sa-3.0)

Liverpool ou, raramente aportuguesado, Liverpul , é uma cidade do condado de Merseyside, localizado no noroeste da Inglaterra, Reino Unido, no lado norte do estuário do Mersey. A cidade está localizada no extremo sudoeste do condado tradicional de Lancashire.

Em 29 de agosto de 1207, o Rei John Feris teve alvará que transformava a pequena vila de pescadores de Liverpool em município livre; um segundo alvará, outorgado por Henrique III em 1229, concedeu aos mercadores o direito de comércio sem necessidade de pagar taxas governamentais, nascendo assim o porto de Liverpool.

Foi na fase final do reinado de Elizabeth I, na época do comércio com o novo mundo, que o porto da cidade se tornou a principal porta para o novo mundo. A grande peste de 1664 e o grande incêndio de 1666 em Londres fez com que muitos mercadores se mudassem para Liverpool e o porto prosperou. Liverpool durante a Segunda Guerra Mundial sofreu terríveis ataques aéreos.

Liverpool também foi porto para transatlânticos como o RMS Titanic. Nos esportes, O Everton FC e o Liverpool F.C., fazem um dos clássicos de futebol mais antigos do mundo, o Merseyside derby.
A cidade também ficou famosa, sobretudo, por ter revelado a famosa banda de rock The Beatles.

Conheça mais sobre Liverpool
Fotos Liverpool
VER MAIS 6 FOTOS
Destinos Europa
Publicidade