Historia de Davos
Vista panorâmica de Davos - Foto: Mad Geographer (Licença-cc-by-sa-3.0)
Vista panorâmica de Davos - Foto: Mad Geographer (Licença-cc-by-sa-3.0)

Davos é uma comuna da Suíça, no Cantão Grisões, com cerca de 11.166 habitantes. Estende-se por uma área de 283,98 km², de densidade populacional de 39 hab/km². Confina com as seguintes comunas: Arosa, Bergün/Bravuogn, Klosters-Serneus, Langwies, S-chanf, Susch, Wiesen. A língua oficial nesta comuna é o alemão. Situada junto ao lago homónimo, é um prestigiado centro de desportos de Inverno. Todos os anos acontece, nesta cidade, o Fórum Econômico Mundial. A população de Davos, em 30 de dezembro de 2010, era de 11.166 habitantes. Em 2008, 23,7% da população era formada por estrangeiros. Nos 10 últimos anos, houve um declínio de 5,5% no total populacional. A maioria da população (em 2000) falava alemão (86,3%), sendo o servo-croata a segunda língua mais falada (2,8%), seguida do italiano (2,7%).

A Confederação Helvética (comumente Suíça) é constituída por 26 'cantões suíços' iguais em direito, dos quais três (Appenzell, Basileia e Unterwalden) estão subdivididos em semicantões que se chamam respectivamente: Appenzell Rodes Exterior e Appenzell Rodes Interior, Basileia Cidade e Basileia Campo, e Obwald e Nidwald. Historicamente, cada cantão era considerado um Estado soberano, com suas próprias fronteiras, exército e moeda, até que a estrutura federal recente foi estabelecida em 1848, e mesmo actualmente Genebra refere-se a si mesmo como República e Cantão de Genebra (ver: GE.ch). Durante o século XVI, a Confederação Helvética foi constituída por 13 estados autônomos, os quais foram denominados cantões. Embora cada um destes fizesse parte do Sacro Império Romano-Germânico, eles haviam conquistado uma quase completa independência quando os suíços derrotaram o imperador Maximiliano I em 1499.

Desde 1848, os cantões são os membros federativos do Estado Federal, mantêm uma larga autonomia, dispõem da soberania em todos os domínios que não são da competência exclusiva da Confederação Suíça e constituem a base para a criação das sete grandes regiões. Existem também várias regiões não-administrativas com base na geografia física, na cultura ou na história principalmente baseadas na língua pelo que se fala da Suíça alemã ou - mais corretamente Suíça germânica -, da Suíça romanda, da Suíça italiana e da Suíça romanche, que aliás é a quarta língua oficial.

O primeiro passo para a constituição cantonal se deu quando a Liga das Dez Jurisdições se aliou à Liga da Casa de Deus em 1450. Em 1471, essas duas ligas se aliaram à Liga Cinza . Com a extinção da dinastia dos Togemburgos em 1496, suas terras foram herdadas pelos Habsburgos. Isto ajudou para que as Três Ligas se unissem à Confederação Helvética. Os Habsburgos foram derrotados em duas ocasiões, o que ajudou a Confederação Suíça e as ligas aliadas do cantão dos Grisões a serem reconhecidas. Todavia as Três Ligas se mantiveram até o Pacto Federal de 23 de setembro de 1524, quando estabeleceram uma constituição comum, obtendo assim o estatuto de uma república livre, que iria durar até 1798. Os últimos traços da jurisdição do bispo de Coira foram abolidos em 1526. Em 1799, as ligas foram anexadas pela República Helvética para formar o cantão da Récia - o atual cantão dos Grisões - porém foi só em 1803 que o território foi declarado cantão. A constituição cantonal data de 1892.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Davos
Destinos Suiça
Publicidade