EnglishPortuguese
Historia de Manchester
Manchester College - Foto: Gerald England (Licença-cc-by-sa-2.5)
Manchester College - Foto: Gerald England (Licença-cc-by-sa-2.5)

Tem origem num povoado céltico e foi designada de Mancunium pelos romanos e, por isso, os habitantes são hoje chamados de Mancunians em inglês. Manchester teve um papel primordial na Revolução Industrial: foi aqui aplicada a máquina a vapor à indústria têxtil pela primeira vez em 1789. A primeira linha férrea de passageiros foi também construída aqui, ligando a cidade com Liverpool em 1830. Está ligada desde 1894 por um canal ao mar. No século XIV foi o lar de uma comunidade de comerciantes de lã flamengos que se instalaram na cidade para produzir lã e linho, começando a tradição de exportação. Manchester tornou-se uma cidade pequena do mercado até a Revolução Industrial, que começou no século XVIII. O tempo molhado tornou ideal no Reino Unido). Hoje a área de Trafford Park, a sudoeste da cidade, continua a ser uma das maiores áreas industriais do mundo, com o centro da Kellogg Company Europa, Rolls Royce, Manchester United Football Club. Trafford Park também foi o primeiro local fora da América que produziu o Ford Modelo T em 1911.

A população de Manchester subiram com o êxodo rural para a indústria. O crescimento foi ajudado pela grande proximidade com o porto de Liverpool. Para agilizar a chegada a Manchester carvão, algodão e outras matérias-primas a partir de Liverpool em 1761 foi construído o Canal Bridgewater (o Duque de Bridgewater Channel) para ligar as duas cidades. Anos mais tarde, a empresa de George Stephenson construiu a primeira linha ferroviária do mundo entre Manchester e Liverpool. Em 1894, a rainha Vitória inaugurou o Canal de navio de Manchester, que virou-se para Manchester no porto, em termos práticos.

Manchester City se tornou a primeira cidade industrial no mundo, e um exemplo para todo o mundo ocidental. A proximidade da cidade de Liverpool e ambos têm tamanho semelhante, é uma causa de grande rivalidade, o que nem sempre foi amigável. Às 11:20 da manhã no sábado 15 de junho de 1996 o IRA detonou uma grande carga explosiva no centro da cidade. Como resultado, tornou-regenerado centro da cidade com complexos como Printworks e Triângulo, criando extensas áreas de negócios e de lazer. Em 2002, Manchester sediou a décima sétima edição dos Jogos da Commonwealth (Commonwealth Games) com grande sucesso após a falha para obter os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e Sydney em 2000.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Manchester
Destinos Inglaterra
Publicidade