O que fazer em Coimbra
Vista do Mondego - Foto: Nanabou (Licença-cc-by-sa-2.0)
Vista do Mondego - Foto: Nanabou (Licença-cc-by-sa-2.0)

Na adorável cidade de Coimbra, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

Jardins com miniaturas
Agora com cara nova, o parque temático mais antigo de Portugal existe à mais de 70 anos e tem como principal atrativo, que você deve conhecer, os jardins com miniaturas de importantes monumentos lusitanos, como também, possui diversos elementos que contam a história do país. O parque dispôe de um palco para espetáculos em geral, atividades lúdicas, peças de teatro e exposições.

Estilo romântico
Considerada como um dos grandes exemplares nacionais do estilo romântico, a 'Igreja Sé Velha' foi erguida entre os anos de 1162 à 1184 e é um dos atrativos curiosamente imperdíveis de Coimbra. Antes de finalizar sua visita, observe em um dos muros, localizado junto à Porta de Santa Clara, uma inscrição em árabe da época da construção da igreja: 'Escrevi isto como recordação permanente do meu sofrimento. A minha mão perecerá um dia, mas a grandeza ficará'.

Prazeroso fim de tarde
Assinado por dois ícones da arquitetura portuguesa, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, um belo edifício em linhas retas, o 'Pavilhão Centro de Portugal', é onde sempre acontece concertos de música clássica. Localizado à beira do Rio Mondego, onde agrega cafés, bares e restaurantes moderninhos, com paredes de vidro e esplanadas, é excelente para um prazeroso fim de tarde.

O milagre das rosas
Outro atrativo que você deve conhecer, é a uma linda construção em estilo barroco, o belíssimo 'Convento Santa Clara'. Erguida no ano de 1649 em substituição ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, não deixe de ver a capela-mor, onde estão os restos mortais depositados no túmulo da rainha Isabel de Aragão, que era muito conhecida como a 'rainha santa', além de uma joia em prata e cristal. O convento se localiza às margens esquerda do Rio Mondego. Sempre no mês julho, ocorre a famosa 'Festa da Rainha Santa', com uma procissão que sai às ruas de Coimbra, relembrndo o 'Milagre das Rosas', quando Isabel teria transformado os pâes em rosas.

Revestida de ouro
Considerado como um dos cartões postais da cidade, não deixe de visitar a 'Universidade de Coimbra'. A visita deve começar obrigatoriamente pela Via Latina, que possui uma escadaria que serve de palco para as sessões de fado de Coimbra. Em seguida, capela de São Miguel, que funcionou como igreja do Paço Real. Logo depois, pela luxuosa 'Biblioteca Joanina', do século VII, totalmente revestida de ouro e madeira de jacarandá e que abriga mais de 250 mil obras. E para finalizar, a 'Sala dos Capelos', onde acontecem os mais importantes eventos acadêmicos do educandário.

Conheça mais sobre Coimbra
Destinos Europa
Publicidade