Últimos posts
Historia de Viena
Museu Naturhistorisches - Foto: Gryffindor (Licença-cc-by-sa-3.0)
Museu Naturhistorisches - Foto: Gryffindor (Licença-cc-by-sa-3.0)

A história de Viena é longa e variada, tendo se iniciado com o Império Romano, que criou um centro militar na área que atualmente cobre o centro da cidade. Nascida desse começo militarista, Viena cresce como um assentamento romano conhecido como Vindobona, e viria a ser um importante centro comercial no século XI. Posteriormente, foi elevada a capital dos domínios da casa de Babemberga, conquistando um caráter de importante pólo de produção cultural. Com o domínio Habsburgo do século XIX, a cidade tornou-se capital do Império Austríaco e depois do Império Austro-Húngaro, caracterizando-se temporariamente uma das maiores das maiores cidades da Europa. Desde a Primeira Guerra Mundial, Viena serve como capital da República da Áustria.O nome Vindobona deriva de uma língua céltica, sugerindo que a região já devia ser habitada antes do estabelecimento da colônia romana na área. Os romanos criaram um campo militar (ocupado pela Legião X Gemina) durante o século I, no centro da atual cidade de Viena. O assentamento tornou-se um município em 212. Mesmo hoje, as ruas do Primeiro Distrito mostram poços e muralhas de séculos atrás. Os romanos permaneceram na cidade até o século V.

A romana Vindobona se localizava nas fronteiras do império, e foi uma das primeiras cidades a cair sob o caos das invasões bárbaras na Idade Média e existem indícios de que um incêndio catastrófico ocorreu no início do século V. Entretanto, nem toda a cidade foi destruída, já que o centro militar não foi abandonada e um pequeno assentamento permaneceu em pé. As ruas e casas da Viena medieval seguiram-se ao primeiro registro oficial e documentado da cidade, que data de 881, quando uma batalha conhecida como apud Weniam foi iniciada contra o magiares. Ainda assim, não foi completamente esclarecido se o relato poderia se referir ao rio Viena. A ocupação inicial da cidade estava centrada em Berghof.

Moedas do Império Bizantino que datam do século VI foram achadas várias vezes nas áreas próximas do centro da cidade, indicando uma atividade comercial considerável mesmo na Idade Média. Túmulos do século VI também foram achado durante escavações em Berghof, na área ao redor de Salvatorgasse. Durante este período, os langobardos dominavam a área, com eslavos e ávaros chegando logo depois. Combatentes de Salzburgo mencionaram uma batalha contra os magiares em um local conhecido como Wenia no ano de 881, que poderia se referir a Viena. O Imperador Oto derrotou os magiares na Batalha de Lechfeld, e permitiu que Viena se desenvolvesse ao longo da Idade Média.

Em 976, a Marca de Ostarrîchi foi dado à família Babemberga, e Viena se situava na fronteira com a Hungria. A cidade já era uma importante rota comercial desde o século XI. No Acordo de Mautern entre o Bispo de Passau e o marquês Leopoldo IV, Viena é mencionada como civitas pela primeira vez, o que indica a existência de um assentamento ordenado. Em 1155, o Duque Henrique II de Áustria transformou Viena em sua capital. Em 1156, a Áustria tornou-se um ducado no Privilegium Minus e os Babemberga tornaram-se duques hereditários. Durante este período, o Schottenstift foi fundado. 

Os eventos relacionados à Terceira Cruzada, durante a qual o Rei Ricardo, Coração de Leão foi descoberto e capturado próximo a Viena dois dias antes do natal de 1192 pelo Duque Leopoldo V, levou a Viena uma enorme soma de 50 000 marcos prata (de dez a doze toneladas de prata, que eram quase um terço da soma que havia sido reclamada, e que foram entregues em março de 1193). Isto permitiu a criação do mint e a construção de muralhas por volta do ano 1200. Na estação de Stubentor, alguns resquícios das muralhas da cidade podem ser vistos até hoje. Por ter se aproveitado de um cruzado, Leopoldo V foi excomungado da Igreja Católica pelo Papa Celestino III, e morreu (sem ser absolvido) depois de cair de um cavalo em um torneio.

Fonte: Wikipédia

Conheça mais sobre Viena
Destinos Áustria
Publicidade