O que fazer em Berlim
Predio do Reichstag (Parlamento Alemão) - Foto: Jrgen Matern (Licença-cc-by-sa-3.0)
Predio do Reichstag (Parlamento Alemão) - Foto: Jrgen Matern (Licença-cc-by-sa-3.0)

Na importante cidade alemã, existem inúmeros atrativos turísticos a serem explorados e dentre esses, selecionamos os quais consideramos como os mais importantes, além de interessantes:

O busto da rainha egípcia Nefertiti
Uma construção iniciada nos idos de 1841, e assinado pelo arquiteto alemão Friedrich August Stüler, a 'Ilha dos Museus' abriga uma das obras de arte mais importantes do planeta, o famoso busto da rainha egípcia Nefertiti, no 'Neues Museun'. No mesmo local, você ainda, também, pode conhecer o 'Museu Egípcio' com sua coleção de Papiros, bem como, os museus da Pré-história da História Antiga e objetos da coleção de Antiguidades Clássicas. Quase totalmente destruído na vigência da Segunda Guerra Mundial, o 'Neues Museum' recebeu diversas interveções e reformas, reaberto somente no ano de 2009.

Chão de mosaicos romanos
Com um suntuoso altar de Pérgamo datado de 160 a.C., considerado a mais importante riqueza dos museus de Berlim, além do Portal de Ishtar, erguido na Babilônia antiga, no reinado de Nebuchadnezar II, não deixe de visitar o 'Museu Pergamon'. Aproveite o ensejo do local, para contemplar toda a beleza das portas do Mercado de Mileto (AD 120), o chão de mosaicos romanos, encontrado na Jordânia, e o Palácio de Mshatta (AD 744).

Túmulos todo em ouro
Construída no período do reinado do kaiser Wilhelm II, projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Julius Raschdorff e inspirado na alta renascença italiana, impossível não visitar a 'Catedral de Berlim'. A catedral possui riquezas de valor inestimável, além de sua imponente cúpula. A igreja pode ser vista de vários pontos da cidade. Localidada na Ilha dos Museus, centro de Berlim, fazem parte do suntuoso prédio, três igrejas menores, como a igreja principal, a capela dos batizados e casamentos, e o memorial onde fica a cripta da família Hohenzollern, um belíssimo cemitério com caixões ornamentados datados dos séculos XII a XVII. Sem dúvidas, o climax da visita ao templo. Há tambem na catedral, um túmulo em mármore do Kaiser Friedrich III, como também os túmulos todo em ouro, do Rei Friedrich I e de Sophie Charlotte.

Catedrais Alemã e Francesa
Considerada como uma das mais belas praças de Berlim, a 'Gendarmenmarkt', tem uma arquitetura que lembra muito as famosas piazzas italianas e foi construída ao final do século XVII. No local, esta abrigado a 'Casa de Espetáculos' (Konzerthaus), além das catedrais alemã (Deutscher Dom) e francesa (Französischer Dom), com suas belas “torres gêmeas”. Aproveite o ensejo para subir até a cúpula da 'Catedral Francesa' e contemplar de uma bela vista da praça.

Um complexo de museus
Outros importantes museus que não podem ficar de fora de sua lista de visitas, estão o 'Museu Histórico Alemão' numa construção das mais antigas da avenida Unter den Linden, utilizada como arsenal pelos militares da Prússia, de 1731 a 1876 e possui um impressionante acervo composto por 8 mil objetos, além do 'Museu Judeu de Berlim', o qual conduz o visitante em uma incrível viagem pela história do judaísmo e por sua influência na Alemanha, como também, o 'Museu do Muro', dedicado à história do muro e como as pessoas procediam, para escapar de um lado para o outro. O acervo é composto de inúmeras fotos, recortes de jornais da época, vídeos, dentre outros objetos importantes. Há também a 'Antiga Galeria Nacional' com um rico acervo, composto de esculturas e pinturas do século XIX, cuja aquitetura, foi inspirada nos templos da Grécia Antiga.

Conheça mais sobre Berlim
Destinos Europa
Publicidade