Últimos posts

Apfelstrudel

Apfelstrudel - Foto: Confeitaria XV (Divulgação)
Apfelstrudel - Foto: Confeitaria XV (Divulgação)

Significa “folheado de maçã”, uma sobremesa tradicional austríaca, que se tornou popular em Santa Catarina devido as influências européias herdadas durante sua colonização. Um doce de estrutura simples, massa folheada com maçãs como recheio, na qual são cortadas em pequenos quadrados, contendo passas, migalhas de pão, canela. É assado no forno e é preferível ser servido quente, normalmente polvilhado com açúcar.

Para a massa filó:

  • 250 gramas de farinha de trigo especial
  • 1 ovo
  • 125 ml de água morna
  • 1 Colher de chá de óleo de girassol

Modo de preparo:

Misturar os ovos com o óleo e a água (cuidar para ustilizar-se das medidas exatas, se o ovo for muito grande acrescente um pouquinho mais de farinha de trigo).
Peneirar e acrescentar a farinha de trigo e o sal. Sovar tudo para obter uma massa homogenia e firme (quanto mais você sovar a massa, melhor ela fica – 15- 20 min é o ideal) Embrulhar num pano e deixe descansar por pelo menos 20 – 30 minutos (melhor ainda se for por três horas).

Preparar o recheio:

Para finalizar o strudel, abrir a massa bem fina. Começar com um rolo primeiro e depois usar as costas da mão para esticar a massa.
Deitar a massa sobre um pano e distribuir o recheio por cima da massa (75%).
Embrulhar a massa com o recheio e assar no forno a 160 graus seco por 20 min. Para uma melhor aparência pincelar uma misturar de gema de ovo e nata por cima.

Receita para o recheio:

  • 8 maçãs
  • aproximadamente 100 gramas açúcar cristal
  • canela em pó ao gosto
  • 100 gramas uva passa
  • 60 ml Amaretto ou outro licor com sabore de amêndoa
  • 100 gramas castanha de caju sem casca
  • Farinha de rosca doce ao gosto

Como fazer:

Lavar e descascar as frutas. Cortar em cubos, e misturar todas as frutas juntas numa tigela / bowl.
Hidratar as uvas passas com o Amaretto, picar as nozes e castanhas. Em seguida misturar todos os ingredientes, menos à farinha de rosca.
Verificar a consistência do recheio e acrescentar farinha de rosca até o obter um recheio úmido, mas compacto.
Provar e acrescentar mais açúcar, se necessário;
 
 
Fonte: www.heikograbolle.wordpress.com
Apfelstrudel - Foto: Confeitaria XV (Divulgação)
Apfelstrudel - Foto: Confeitaria XV (Divulgação)
Apfelstrudel - Foto: SC Mega Turismo (Divulgação)
Apfelstrudel - Foto: SC Mega Turismo (Divulgação)
 Veja também
A empada é um salgado oriundo de Portugal. Normalmente consistem numa caixa de massa de farinha de trigo com recheios variados de carne, carne-seca, frango, requeijão, camarão, palmito, entre outros,...Saiba mais
A cozinha catarinense é bastante variada devido a forte influência europeia. A culinária do litoral é a porta de entrada do estado, herança dos descobridores portugueses e dos colonizadores açorianos...Saiba mais
É o joelho do porco, utilizado como ingrediente principal na gastronomia alemã. Faz parte de diversas receitas podendo ser preparado assado, cozido ou frito. Dentre os variados pratos, o mais tradicional é...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade