Visite Nova Trento
Santuário Madre Paulina - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)
Santuário Madre Paulina - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)

Com pouco mais de 13 mil habitantes, localizada a aproximadamente 80 quilômetros da capital, a cidade de Nova Trento é uma referência no turismo religioso de Santa Catarina e do Brasil. A cidade é hoje a Capital Catarinense do Turismo Religioso, conforme Lei Estadual nº 15.184 de 01/07/2010. Aconchegante, Nova Trento consorcia o poder da fé com o das atrações culturais italianas e as belezas naturais.

É o único município brasileiro a possuir dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica, como: Santa Paulina, conhecido mundialmente, e Nossa Senhora do Bom Socorro, localizado a mais de 525 metros de altitude em área de preservação e rara beleza natural. A cidade foi colonizada por imigrantes italianos oriundos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, no ano de 1875. A cidade ainda exibe com orgulho, os traços da colonização italiana, presente em sua culinária típica, servidos diariamente nos pratos dos restaurantes e pousadas locais.

O cenário é complementado com Grupos folclóricos, de dança e canto, dentro das características do Norte Italiano, além do dialeto trentino praticado a mais de cem anos. Outra característica desta italianidade é o plantio da uva e a fabricação de sucos e vinhos. Diversas vinícolas implantadas na região, ainda mantém as tradições de seus antepassados. É uma constância, encontrar vinhedos e culturas preservadas desde a colonização. Estradas sinuosas e morros, lembram as montanhas do Trentino/Itália, além de inúmeros córregos, nascentes e cascatas, cenários perfeitos para a prática do ecoturismo e do turismo rural.

Conheça mais sobre Nova Trento
Fotos Nova Trento
Destinos Santa Catarina
Publicidade