Lagos e Lagoas

Lagoa de Ibirapuera (Imbituba-Sc) Foto: Guia do Rei
Lagoa de Ibirapuera (Imbituba-Sc) Foto: Guia do Rei

Principais Lagos e Lagoas de Santa Catarina

No litoral e no interior Catarinense, existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, florestas de Mata Atlântica, grutas e formações rochosas naturais surpreendentes, lagoas, dunas, rios e cânions. Além das atrações relacionadas neste tópico, você pode conferir muitas outras em Ecoturismo e Esportes de Aventura.

::: Em Florianópolis:

Lagoa da Conceição
É o ponto turístico natural mais conhecido de Florianópolis. O bairro abriga a maior lagoa da Ilha de Santa Catarina. As águas de pouca profundidade são ideais para o lazer com crianças e há boas condições para a prática de esportes como windsurfe, kitesurfe, jetski, caiaque e vela. A Lagoa da Conceição possui boa infraestrutura de comércio e serviços, venda de artesanato, bons restaurantes e uma animada vida noturna.

Lagoa do Peri
Éstá localizada no Sul da Ilha, no Parque Municipal da Lagoa do Peri. Há churrasqueiras, bar, lanchonete e um pequeno parque infantil. Também é possível fazer passeios com embarcações não motorizadas e pescarias de linha de mão e caniço, além de caminhar por trilhas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais.

Dunas da Joaquina
Localizadas a 20 km do Centro, entre a Lagoa da Conceição e a Praia da Joaquina. Algumas dunas chegam a atingir 60 m, dependendo do movimento da areia e do vento. Há aluguel de pranchas no local.

::: Em Araranguá:

Balneário Morro dos Conventos
Praia, furnas, dunas, lagoas e o Rio Araranguá compõem o mosaico de paisagens desse belo balneário. No local há também um farol de 1953 e um mirante com vista panorâmica da região. Voo livre e sandboard são algumas das opções para se aventurar nesses cenários. O trekking também é uma boa dica para quem quer conhecer o morro e explorar as grutas, dunas e trilhas do local. Fica a 10 km do Centro, por estrada asfaltada.

:::Em Balneário Rincão

Lagoa dos Esteves
É a maior entre as 7 lagoas do município, favorecendo a prática de esportes náuticos. Muito procurada também para a pesca por ser a única lagoa de água salgada de Balneário Rincão. Há camping no local.

::: Em Imaruí

Lagoa de Imaruí
E a maior do estado em extensão, procurada para diversas atividades de lazer ao ar livre. A lagoa fica próxima a vários atracadouros e ranchos e é totalmente navegável, favorecendo a prática de esportes náuticos e os passeios de barco.

::: EmImbituba

Barra e Lagoa de Ibiraquera
A localidade abriga uma tranquila vila de pescadores, muito procurada por suas pousadas de charme e por seus bons restaurantes, onde se destacam os pratos com camarões-rosa (pescados na própria lagoa). Campeonatos nacionais e internacionais de windsurfe e de kitesurfe são disputados na Lagoa de Ibiraquera. A 18 km do Centro.

 

Lago do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra-Sc) Cris Gutkoski - Uol
Lago do Rio do Rastro (Bom Jardim da Serra-Sc) Cris Gutkoski - Uol
Lagoa de Ibirapuera (Imbituba-Sc) Foto: Hospedaria Ponta da Piteira
Lagoa de Ibirapuera (Imbituba-Sc) Foto: Hospedaria Ponta da Piteira
 Veja também
Ilha de Santa Catarina é ainda a maior ilha do arquipélago de mesmo nome, composto por ilhas menores vizinhas (num total de 47), algo comum a toda a costa do estado, formando um conjunto que é um dos...Saiba mais
Rio Pelotas é um rio brasileiro que faz a divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nasce no Parque Nacional de São Joaquim na Serra Geral, no município de Bom Jardim da Serra...Saiba mais
De acordo com o Cadastro Nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Santa Catarina possui 74 cavernas. Muitas têm fácil acesso, mas a maioria não está aberta à visitação, e algumas ficam em...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade