Grutas e Cavernas

Gruta de Botuverá (Botuverá-Sc) Foto: Prefeitura de Botuverá-Sc
Gruta de Botuverá (Botuverá-Sc) Foto: Prefeitura de Botuverá-Sc

Principais Grutas e Cavernas de Santa Catarina

De acordo com o Cadastro Nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Santa Catarina possui 74 cavernas. Muitas têm fácil acesso, mas a maioria não está aberta à visitação, e algumas ficam em propriedades particulares Dois exemplos são a Caverna Rio dos Bugres, no município de Urubici, na serra. Segundo a proprietária das terras, Joice Aparecida da Cruz, a origem desta formação rochosa é incerta.

A exuberância da natureza que atrai turistas para Santa Catarina durante todo o ano, vai além dos cânions da serra e das praias do litoral. Grutas e cavernas são o principal atrativo de algumas cidades do interior daquele estado. Além de turistas de todo o País e do Mercosul, principalmente, também famílias e estudantes de escolas das regiões do entorno se encantam com as histórias e com o universo enigmático destes locais. Assim como no Paraná e em São Paulo, onde o nicho tem força, a exploração de cavernas e grutas representa um papel significativo no turismo de aventura e responde por uma parte importante da economia destas regiões.

A mais famosa é a Caverna de Botuverá, localizada no Parque Municipal das Grutas de Botuverá, na Estrada Geral de Ourinhos, a 15 quilômetros de Botuverá - cidade próxima a Brusque, Balneário Camboriú e Blumenau. Para se ter uma ideia, o município tem 5 mil habitantes, e recebe de 15 mil a 20 mil visitantes por ano, que chegam à cidade só para visitar as grutas do parque. 'Nosso principal atrativo turístico são as cavernas, que estão na lista das mais bem ornamentadas do Sul do País', confirma o secretário de Esporte, Cultura, Turismo e Juventude de Botuverá, Jeferson André Mariani.

As Grutas de Botuverá possuem, aproximadamente, 1,2 mil metros de extensão e são compostas por várias esculturas feitas pela água, como couves-flor, chão de estrelas, fendas, vielas, estalactites (formações que crescem de cima para baixo), estalagmites (formações que crescem de baixo para cima). 'Constituem em um conjunto inigualável e eternizado por pingos de água que gotejam continuamente do teto a centenas e milhares de anos', comenta o guia turístico Josimar Leoni, um dos quatro profissionais que recebem e orientam grupos de visitantes no parque. O passeio dura 45 minutos e custa R$ 14,00 por pessoa, sendo que crianças (a partir de quatro anos), estudantes e pessoas maiores de 60 anos pagam meia-entrada.



Fonte: Jornal do Comércio- Por: Adriana Lampert


Parque das Grutas em Botuverá

O local onde fica a maior caverna do sul do país é o Parque das Grutas. Um parque distante 15 km do centro administrado pela Prefeitura de Botuverá e que possui boa infraestrutura para os visitantes, com amplo estacionamento, restaurante, sanitário e também churrasqueiras. No local existem duas pontes pênseis com um riacho logo abaixo, muito bacana para bater algumas fotos com os amigos. Seguindo acima do riacho, tem a trilha que leva até uma pequena cachoeira. No verão é possível tomar banho nela. Nas outras estações a água é extremamente gelada.

A atração principal de Botuverá são as cavernas mesmo. Quando chega seu horário, é a hora de chegar até a bilheteria e apresentar os tickets da entrada. Então o guia leva primeiramente o grupo até uma sala com televisão e é apresentado um vídeo sobre a região, o processo de formação da caverna, os cuidados que se deve ter ao entrar na caverna e tudo mais.

A maior caverna do sul do Brasil tem 1200 metros de extensão dividido em salões, alguns deles com 20 metros de altura. O turista chega a conhecer 3 salões principais. Os demais somente para geólogos e com visita agendada. É exigido bastante flexibilidade do turista, pois ele tem que se abaixar, desviar de rochedos, subir e descer degraus tudo com cuidado para não escorregar. Mas a paisagem compensa, afinal estávamos presenciando uma formação de milhares de anos, formada principalmente de estalactites e estalagmites.

 

VER MAIS 5 FOTOS
 Veja também
No litoral e no interior Catarinense, existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, florestas de Mata Atlântica, grutas e formações rochosas naturais surpreendentes, lagoas, dunas, rios e cânions. Além...Saiba mais
Ilha de Santa Catarina é ainda a maior ilha do arquipélago de mesmo nome, composto por ilhas menores vizinhas (num total de 47), algo comum a toda a costa do estado, formando um conjunto que é um dos...Saiba mais
O estado de Santa Catarina é bem conhecido pelas suas belas praias. Mas não é só a água salgada que deslumbra os viajantes, existem maravilhosas cachoeiras em Santa Catarina, e elas estão espalhadas...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade