Cachoeiras

Cachoeira Rio dos Pardos - Foto: Nelson Hamyo
Cachoeira Rio dos Pardos - Foto: Nelson Hamyo

Principais Cachoeiras de Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é bem conhecido pelas suas belas praias. Mas não é só a água salgada que deslumbra os viajantes, existem maravilhosas cachoeiras em Santa Catarina, e elas estão espalhadas pelo estado inteiro.

Cachoeira do Avencal - Urubici - SC
A Cachoeira do Avencal é uma das mais bonitas da região, os seus 100 metros de queda d’água a tornam uma das mais altas de Santa Catarina. Ela leva esse nome pela quantidade de avencas, um gênero de planta muito semelhante as samambais, que podem ser encontradas no seu entorno. A cachoeira fica localizada em uma propriedade particular, por isso é necessário pagar uma taxa de entrada de 3 reais (preço em 2013).

Dentro da propriedade, existem duas maneiras de avistar a queda d’água: pela parte alta da cachoeira (é possível ir de carro) onde existem dois mirantes, ou pela baixa, onde você precisa fazer uma trilha até o local.
Altura da Cachoeira do Avencal: 100 metros

Cachoeira do Salto Grande - Corupá - SC
A cachoeira do Salto Grande é a última de uma série de 14 cachoeiras da trilha Passa Águas, que beira por quase 3 quilômetros o Rio Novo e leva cerca de três horas e meia para andar toda a sua extensão. Apesar das outras 13 cachoeiras serem muito bonitas, a Cachoeira do Salto Grande se destaca das outras pela sua altura de 125 metros. As cachoeiras e a trilha ficam localizadas na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), próximo a cidade de Corupá, no norte de Santa Catarina.

É necessário um ingresso (R$15 reais) para você entrar na propriedade, esse pode ser adquirido no caminho para a Rota das Cachoeiras: No mercado Fossile e no Restaurante do Gaúcho. Lembrando que não existe venda de ingresso na portaria, por isso programe-se antes de ir. Altura da Cachoeira do Salto Grande: 125 metros.

Cachoeira do Zinco - Benedito Novo - SC
A cachoeira do Zinco fica localizada no município de Benedito Novo, na região conhecida como Vale do Zinco. Existe um mirante em frente a cachoeira que pode ser acessado através de carro e é possível chegar na sua parte superior para ter a vista da cachoeira em um outro ângulo. Além disso, você pode visitar a parte  inferior da cachoeira através de uma trilha que leva cerca de 40 minutos. O local é muito utilizado para a prática de rapel na cachoeira. Altura da Cachoeira do Zinco: 80 metros

Cachoeira Véu da Noiva - Doutor Pedrinho - SC
Essa belíssima cachoeira de 63 metros de altura e com uma piscina natural de 30 metros de diâmetro, é um dos principais atrativos da cidade de Doutor Pedrinho, no vale do Itajaí. Um ótimo local para passar um final de semana com a família e amigos em meio à natureza. Para chegar no local é necessário fazer uma trilha de 1 KM por entre a mata virgem, por isso leve roupas e calçados adequados.
Altura da Cachoeira Véu da Noiva: 63 metros

Cachoeira do Sabiá - Presidente Getúlio - SC
A cachoeira do Sabiá impressiona pelos seus 67 metros de altura, por isso é um dos principais atrativos da cidade de Presidente Getúlio, localizada no Alto do Vale do Itajaí. Para chegar, os viajantes precisam percorrer uma trilha de 1,5km em meio à mata Atlântica. Mas caso não esteja disposto a percorrer a trilha inteira a pé, é oferecida a opção de um passeio de jipe.
A cachoeira está localizada dentro de uma propriedade particular, por isso as visitas devem ser agendadas com antecedência e é necessário pagar uma taxa de R$ 5,00.
Altura da Cachoeira do Sabiá: 67 metros

Cachoeira Costa da Lagoa - Florianópolis - SC
Para a maioria dos viajantes, Florianópolis é conhecida por ser uma cidade de turismo de sol e mar. Colocamos a Cachoeira Costa da Lagoa para provar que também existem outras opções para curtir a cidade. A cachoeira não é uma das mais altas, mas é uma opção para aqueles que querem desfrutar de um pouco de água doce em sua estadia em Florianópolis. Além disso, é possível curtir as diversas ruínas e restaurantes caseiros que ficam na região da cachoeira.
Altura da Cachoeira Costa da Lagoa: 8 metros

Cachoeira da Solidão - Florianópolis - SC
Mais uma cachoeira em Florianópolis para sair da rotina de praia. Não colocamos essa cachoeira pela sua grandiosidade, mas sim pelo fato do seu poço de águas cristalinas verde-esmeralda ser um dos mais bonitos de Santa Catarina.
Altura da Cachoeira da Solidão: 4 metros

Cachoeira do Rio dos Pardos - Porto União - SC
A cachoeira do Rio dos Pardos é uma das 150 cachoeiras da região de Porto União. Ela se destaca por ser uma das mais altas e com belo volume d´água. Além disso, a cachoeira conta com um poção para os visitantes se refrescarem em suas águas geladas. Para chegar, é preciso ir de carro e fazer uma trilha bem leve.
Altura da Cachoeira do Rio dos Pardos: 72 metros

Cachoeira do Salto do Rio Caveiras - Lages - SC
O Salto do Rio Caveiras é um local para quem quer curtir um ambiente tranquilo em meio à natureza. A região possui uma área de camping e restaurantes. Além disso, possui lagos onde você pode pescar, banhar-se e praticar esportes náuticos.
Conhecer a Usina Hidrelétrica de Caveiras, a primeira construída da região, também pode ser um dos passeios quando você estiver na região.
Altura da Cascata do Cerro Pelado: Desconhecido

Cachoeira Salto Correntes - Frei Rogério - SC
A cachoeira Salto Correntes impressiona pela sua extensão de mais de 70 metros e uma queda d`água de 10 metros de altura. O acesso é por uma trilha curta em meio à mata, porém não é uma trilha difícil e todos podem visitar o local sem problemas. Na parte superior da cachoeira você pode se banhar e pescar.
Altura da Cachoeira Salto Correntes: 10 metros



Fonte: http://desviantes.com.br/

Cachoeira do Rio Barrinha (Bom Jardim da Serra-Sc) Foto: Otávio Nogueira
Cachoeira do Rio Barrinha (Bom Jardim da Serra-Sc) Foto: Otávio Nogueira
Cachoeira Rio dos Pardos - Foto: Rochelle Massinhan
Cachoeira Rio dos Pardos - Foto: Rochelle Massinhan
Cachoeira de Calmon (Calmon-Sc) Foto: Divulgação Prefeitura
Cachoeira de Calmon (Calmon-Sc) Foto: Divulgação Prefeitura
VER MAIS 4 FOTOS
 Veja também
Ilha de Santa Catarina é ainda a maior ilha do arquipélago de mesmo nome, composto por ilhas menores vizinhas (num total de 47), algo comum a toda a costa do estado, formando um conjunto que é um dos...Saiba mais
De acordo com o Cadastro Nacional da Sociedade Brasileira de Espeleologia, Santa Catarina possui 74 cavernas. Muitas têm fácil acesso, mas a maioria não está aberta à visitação, e algumas ficam em...Saiba mais
No litoral e no interior Catarinense, existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, florestas de Mata Atlântica, grutas e formações rochosas naturais surpreendentes, lagoas, dunas, rios e cânions. Além...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade