Ilhas

Ilha do Papagaio (Palhoça-Sc) Foto: Mauricio de Oliveira
Ilha do Papagaio (Palhoça-Sc) Foto: Mauricio de Oliveira

Principais Ilhas de Santa Catarina

Ilha de Santa Catarina
É ainda a maior ilha do arquipélago de mesmo nome, composto por ilhas menores vizinhas (num total de 47), algo comum a toda a costa do estado, formando um conjunto que é um dos mais importantes da América do Sul. Seu contorno é bastante recortado, dando origem a pontas, praias, enseadas e baías bem características. Por isso mesmo, a ilha possui grande quantidade de praias, cerca de cem, muitas delas famosas, como a da Joaquina, Mole, Canasvieiras, Jurerê, Lagoa da Conceição, e outras, cada uma possuindo características bem diversas de terreno, clima, temperatura da água, etc.  Algumas praias são balneários agitados e outras, tranquilas vilas de pescadores pouco visitadas. Tal variedade está presente também em relação à biodiversidade e nos ecossistemas existentes em seu terreno, qualidades que estimulam o turismo, que cresce constantemente.

Ilha de Anhatomirim
 ('pequena ilha do diabo' em língua tupi), está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina, atual município de Governador Celso Ramos, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil. Nesta ilha rochosa foi construída, no século XVIII uma das mais imponentes fortalezas do sul do Brasil: a de Santa Cruz de Anhatomirim, que, restaurada, constitui-se hoje uma das mais expressivas atrações turísticas de Florianópolis.

Ilhas do Arvoredo
Ou simplesmente Ilha do Arvoredo, localizam-se no Oceano Atlântico, no litoral do estado de Santa Catarina, no Brasil.Com uma área total de duzentos e setenta hectares, a profundidade no seu entorno mantém-se entre três e quarenta metros, sendo o fundo constituído principalmente por rochas e areia. Integra a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo. Leva esse nome devido ao marinheiro Alvares Soares de Oliveira, um dos primeiros militares a cuidar do farol que ficava na ilha.

Ilha do Coral
É uma ilha localizada no litoral do estado de Santa Catarina, Brasil, a 45 minutos de barco em frente à Praia de Garopaba, ao sul de Florianópolis. Nela há um velho farol e um paredão com inscrições rupestres, provavelmente com mais de dois mil anos. Durante muito tempo, a ilha ficou conhecida em virtude de ter um velho morador que lá habitava sozinho junto com algumas cabras. Pertencente à Marinha do Brasil, a ilha situa-se a uma hora e meia de barco ao sul de Florianópolis, nos arredores da Guarda do Embaú. Na temporada há serviços de transporte que levam até a ilha. As saídas são feitas a partir da enseada de Garopaba.

Ilha Deserta
É uma ilha não habitada por humanos. São frequentemente utilizadas em filmes e enredos em geral sobre náufragos, e também como estereótipos da ideia de um 'paraíso'. Algumas ilhas desabitadas são protegidas como reservas florestais ou santuários ecológicos, enquanto outras são propriedade privada. A Ilha de Devon, no Canadá, é considerada a maior ilha deserta do mundo.

Ilha dos Lobos
Localiza-se no município de Laguna, Santa Catarina. sendo localizada a cerca de três milhas náuticas da famosa praia do Mar Grosso. Propriedade da União e administrada e protegida pela Marinha do Brasil, a Ilha dos Lobos está localizada a cerca de três milhas náuticas da famosa praia do Mar Grosso, possui um pequeno farol que auxilia as pequenas embarcações. Seu nome se deve à presença de lobos marinhos . Na ilha, a presença de vegetação é mínima.

Ilhas Moleques do Sul
São um conjunto de três ilhas brasileiras, situadas a 8,25 quilômetros da ponta sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis, e a 14 quilômetros da Praia da Ponta do Papagaio, em Palhoça (Santa Catarina). Pertencem ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e seu acesso é restrito, por ser um local de nidificação de diversas espécies de aves marinhas. Aproximadamente 75% do solo é coberto por vegetação herbácea e arbustiva, com o restante sendo formado por rochas graníticas expostas. A maior das ilhas que compõem o arquipélago de Moleques do Sul, com 124 km² e altitude máxima de 100 metros, abriga a Cavia intermedia, único mamífero do arquipélago e com distribuição geográfica entre as menores do planeta.

Ilha de São Francisco
Situada no litoral norte do Estado brasileiro de Santa Catarina, é a maior das ilhas do estado. Limita-se ao norte e oeste com a Baía da Babitonga, ao sul com o canal do Linguado e ao leste com o Oceano Atlântico.
Ao nordeste situa-se a sede do município de São Francisco do Sul, uma das mais antigas cidades do Brasil. Há cerca de 13 praias ao redor da ilha, algumas de mar aberto e outras de águas calmas. Entre elas podemos citar a praia de Itaguaçu, a praia de Ubatuba, a praia da Enseada, a praia do Molhe, a praia da Saudade, a praia do Forte, a praia Grande, a praia do Ervino e a praia do Inglês. Há também muitas ilhas ao seu redor, tanto na Baía Babitonga (26 ilhas) quanto no oceano, na entrada da barra (Arquipélago da Graça) e no canal do Linguado.

 

 Veja também
No litoral e no interior Catarinense, existem cascatas e cachoeiras de encher os olhos, florestas de Mata Atlântica, grutas e formações rochosas naturais surpreendentes, lagoas, dunas, rios e cânions. Além...Saiba mais
Rio Pelotas é um rio brasileiro que faz a divisa natural entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nasce no Parque Nacional de São Joaquim na Serra Geral, no município de Bom Jardim da Serra...Saiba mais
O estado de Santa Catarina é bem conhecido pelas suas belas praias. Mas não é só a água salgada que deslumbra os viajantes, existem maravilhosas cachoeiras em Santa Catarina, e elas estão espalhadas...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade