Trekking e Rapel

Rapel na Cachoeira do Pilão - Corupa-SC - Foto: Track TV (Divulgação)
Rapel na Cachoeira do Pilão - Corupa-SC - Foto: Track TV (Divulgação)

Principais locais para Treking e Rapel em Santa Catarina

Normalmente, o trekking é o primeiro esporte de quem se inicia no ecoturismo. Consiste em jornadas a pé por trilhas na mata, nos campos, montanhas e costões das praias, podendo levar de 1 hora de caminhada até vários dias, com pernoites em acampamentos. O rapel é a descida por corda em paredões ou cachoeiras utilizando equipamentos como mosquetão, freio, cadeirinha e capacete. Quando essa descida é por dentro da água, recebe o nome de cascading. O canyoning utiliza técnicas de rapel, escalada e tirolesa (travessia deslizando-se por corda com auxílio de carretilha) para a exploração de cânions, montanhas e desfiladeiros. Santa Catarina tem locais exuberantes para a prática de todas essas atividades, destacando as seguintes:

Cachoeira do Avencal
Trekking e rapel em uma das maiores quedas d'água da região, com 100 m de altura. Na parte superior da cachoeira, pratica-se a tirolesa. Localizada a poucos minutos do Centro de Urubici, tem acesso tanto pelo alto da cachoeira (de carro) quanto pela parte inferior (trilha). Estrada Geral de Urubici, em direção a São Joaquim, no Morro do Avencal, Km 34, entrada à direita.

Cânion das Laranjeiras
Um dos mais famosos da região, situado na localidade de Santa Bárbara, a 12 km do Centro. O local fica em área privada (Fazenda Santa Cândida), mas o acesso é liberado. Recomenda-se, no entanto, a visita com guia ou em grupos organizados pelas pousadas.

Serra do Corvo Branco
Emoções fortes aguardam quem pretende conhecer a Serra do Corvo Branco. Situada a 30 quilômetros do Centro de Urubici, tem um visual impressionante, que começa na fenda que corta dois enormes paredões de pedra. A estrada que desce em direção a Grão Pará é vertiginosa, revelando paisagens deslumbrantes e inteiramente selvagens. Os motoristas devem redobrar a atenção porque as curvas são fechadas e a estrada é estreita em muitos pontos.

Praia da Lagoinha do Leste
Localizada no sul da Ilha de Santa Catarina, é uma das mais bonitas e selvagens praias da cidade, com acesso apenas a pé ou por barco. As trilhas atravessam trechos de densa Mata Atlântica, partindo da Praia do Matadeiro (de duas a três horas) ou da Praia do Pântano do Sul (cerca de 90 minutos).

Praia do Saquinho
No extremo sul da Ilha de Santa Catarina está localizada a Praia da Solidão, de onde parte a trilha em direção à Praia do Saquinho. O trekking  dura cerca de uma hora, passando por costões, pequenas cachoeiras e trechos de Mata Atlântica. Quem quiser ir adiante pode pegar uma nova trilha em direção à semideserta Praia de Naufragados. O trajeto todo, desde a Solidão, leva quase um dia inteiro.

Parque de Aventuras Unipraias
Oferece percurso de arvorismo com 130 m, culminando em uma tirolesa de 32 m de extensão a 15 m de altura. Dispõe também de passarelas suspensas para caminhadas ecológicas pela floresta, além de quiosques para lanches, sorvetes, loja de suvenires e 3 mirantes com vistas espetaculares de Balneário Camboriú.

Montanhas do Quiriri
Conjunto formado por cerca de 30 elevações que variam entre 1.300 e 1.580 m, propício para a prática de trekking, rapel e montanhismo. O local faz parte de uma Área de Proteção Ambiental que compreende os municípios de Campo Alegre, Garuva e Joinville. Acesso a 56 km do Centro, por estrada não pavimentada.



Rapel na Cachoeira do Pilão - Corupa-SC - Foto: Track TV (Divulgação)
Rapel na Cachoeira do Pilão - Corupa-SC - Foto: Track TV (Divulgação)
 Veja também
Pescar em Santa Catarina é diversão garantida, seja nas praias, baías e costões do litoral, seja nos rios do interior. As opções são muitas, tanto para os pescadores amadores quanto para os profissionais...Saiba mais
Santa Catarina possui excelentes locais para a prática do arvorismo, atividade que requer equipamentos de segurança específicos e acompanhamento profissional. Se você quiser se aventurar por esse tipo...Saiba mais
Quem gosta de se lançar ao ar em esportes como voo livre, paraquedismo ou em passeios de planador, vai encontrar excelentes opções em várias cidades catarinenses. Muitas operadoras oferecem...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade