Pesca Esportiva em Florianópolis-SC - Foto: Apino Turismo (Divulgação) |
Principais locais para Pesca Esportiva
Pescar em Santa Catarina é diversão garantida, seja nas praias, baías e costões do litoral, seja nos rios do interior. As opções são muitas, tanto para os pescadores amadores quanto para os profissionais. Nas águas frias da Serra Catarinense, a pesca da truta é a grande atração em rios cercados por vales e montanhas espetaculares. Nos canais e mangues da Baía de Babitonga, região norte do estado, o destaque é a pesca do robalo.
Em todos os 560 km da costa catarinense há ótimos pontos para a pesca de arremesso e a pesca oceânica, sendo Itajaí um dos principais polos da atividade profissional do Brasil. Existem ainda bons roteiros para pescaria diurna e noturna em torno da península de Porto Belo. Nessa região, há registro de capturas, dentro das normas de pesca esportiva, de grandes dourados, cavalas, bonitos, atuns, marlins-brancos e até do marlim-azul.
Nos costões, é possível pescar badejos, garoupas, tainhas, pampos, sargos, entre tantas outras espécies. Já a anchova, peixe bom de briga, é abundante em todos os costões e ilhas entre Florianópolis e Piçarras, entre junho e novembro. Um espetáculo à parte é a pesca artesanal da tainha, que acontece de maio a julho em Florianópolis e região.
Os arrastões organizados pelos pescadores trazem para a praia toneladas de peixes, sob o olhar atento de moradores e turistas. Também vale o registro os pesque-pagues espalhados por todo o estado – locais onde a pescaria é feita em açudes ou lagos.