Últimos posts

Surf no Litoral Catarinense

Surf na Praia do Santinho - Florianópolis-SC - Foto: Marcio David (Oceano Surf Wear)
Surf na Praia do Santinho - Florianópolis-SC - Foto: Marcio David (Oceano Surf Wear)

Principais locais para a prática do Surf em Santa Catarina

O litoral catarinense possui 560 km de costa e mais de 130 praias indicadas para a prática do surfe, algumas delas famosas, como a Praia da Joaquina (Florianópolis), Guarda do Embaú (Palhoça) e Praia da Vila (Imbituba). As boas ondas atraem surfistas amadores e profissionais do mundo inteiro para o estado, que possui atletas que integram a elite do surfe mundial. Você também vai encontrar na maioria das praias boa infraestrutura de serviços ligadas a esse esporte e o estilo de vida típico da cultura surfe. Desta que para Itajaí:
A natureza foi generosa com Itajaí, pois possui duas praias que funcionam como todo surfista adora. São as praias da Atalaia e a praia Brava. Na Atalaia são as ondas mais lentas com ótimas paredes para infinitas manobras que atraem os surfistas. A praia funciona com ondulações de sudeste e leste e vento nordeste ou terral. Para quem não pode aproveitar as ondas do dia, a opção é o Surfe noturno. Com refletores voltados ao mar à iluminação faz com que o Molhe possa ser aproveitado pelos surfistas à noite. A cidade é uma das poucas que utilizam dessa prática.

Já na praia Brava a ondulação ideal é com vento sudeste e terral, essa combinação proporciona tubos perfeitos. Algumas ondas lendárias que dependendo da combinação de ondulações e ventos proporcionam dias clássicos de surfe.

Outros destaques:

Garopaba - Praias do Silveira e da Ferrugem
As mais procuradas pelos surfistas, são bastante badaladas no verão. A do Silveira, mais agreste, tem algumas das melhores ondas do país. Na Ferrugem, destaca-se o costão Norte. As demais praias da cidade também são propícias ao surfe, inclusive a enseada do Centro Histórico (com vento sul). Escolas e monitores individuais podem ser encontrados nas principais praias.

Imbituba - Praias da Vila, do Rosa, do Porto e de Ibiraquera
A da Vila chama a atenção por suas ondas, que podem chegar a 5 m de altura. No local, é realizada a única etapa latino-americana do Circuito Mundial de Surfe (WCT). A Praia do Rosa também atrai muitos surfistas, principalmente nos cantos Norte e Sul.

Jaguaruna - Laje da Jágua
Pico de surfe em alto mar, a 5 km da costa. As formações rochosas que afloram no local (Parcéis do Campo Bom), combinadas às condições de vento e maré, produzem ondas de até 9 m de altura. Os surfistas profissionais praticam o tow-in (surfe rebocado ou motorizado) no local.
lajedajagua.blogspot.com

Laguna - Praias do Mar Grosso, do Gi, da Tereza, do Manelone, de Itapirubá, do Ravena, do Gravatá e do Tamborete
Os principais picos de surfe de Laguna. A do Gi e do Mar Grosso ficam no Norte, enquanto as demais estão localizadas ao Sul, com acesso por balsa.

Praias do Cardoso, do Farol (Prainha), do Camacho e da Cigana
As mais procuradas pelos surfistas que frequentam o Farol de Santa Marta, localizado a 14 km do Centro de Laguna.

Surf na Praia do Santinho - Florianópolis-SC - Foto: Marcio David (Oceano Surf Wear)
Surf na Praia do Santinho - Florianópolis-SC - Foto: Marcio David (Oceano Surf Wear)
 Veja também
Para os amantes do universo off-road, Santa Catarina oferece muitas estradas de terra que descortinam paisagens magníficas no interior do estado e no litoral. Alguns roteiros oferecidos por operadoras...Saiba mais
Velejar é um dos programas mais agradáveis que você pode fazer em Santa Catarina. Alguns dos melhores destinos de windsurfe e kitesurf do Brasil estão localizados no estado, como a Lagoa da Conceição...Saiba mais
Santa Catarina possui excelentes locais para a prática do arvorismo, atividade que requer equipamentos de segurança específicos e acompanhamento profissional. Se você quiser se aventurar por esse tipo...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade