O que fazer em Laguna
Panorâmica da praia - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)
Panorâmica da praia - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)

O centro de Laguna, possui um riquíssimo patrimônio histórico e por isso mesmo, sua visita deve estar inslusa em seu roteiro. A cidade abriga um casario colonial que faz o turista viajar no tempo,
onde destacamos os principais e mais visitados:

Casa Pinto d’Ulysséa
Abriga a sede da Fundação Lagunense de Cultura e a loja de artesanato Nossa Terra. A edificação de 1866 é inspirada numa quinta portuguesa e tem a fachada revestida de azulejos.

Farol de Santa Marta
Construído por franceses em 1891, é o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais.

Casa de Anita
Edificada no ano de 1911, onde a jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro vestiu-se para o primeiro casamento, quando se tornou a senhora Anita Garibaldi. Preserva móveis e utensílios antigos, amostra de terra da sepultura italiana da heroína (em Ravena) e o mastro do navio no qual Anita deixou Laguna, em 1839.

Palco da proclamação da República Juliana
Outra visita histórica que não pode ficar de fora, é o Museu Anita Garibaldi. Construída em 1747 para abrigar a Cadeia Pública e a Câmara Legislativa) foi o palco da proclamação da República Juliana, em 1839, quando os lagunenses aliaram-se à Revolução Farroupilha. A arquitetura e o mobiliário da época continuam intactas e muito bem preservados.

Santo padroeiro esculpida em cedro
Não deixe de fazer uma visita à Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna, onde possui a imagem do santo padroeiro esculpida em cedro, para o altar em estilo barroco e para a tela da Imaculada Conceição pintada pelo artista catarinense Victor Meirelles. A igreja foi erguida no mesmo local da primeira capela do povoado, também consagrada ao padroeiro.

Emblemática formação rochosa
As praias de laguna, também são importantes atrativos que além de conhecer, você deve curtir e usufruir com banhos, mergulhos e práticas de esportes náuticos. Entre elas destacamos a Praia do Mar Grosso a qual, é a mais movimentada. Possui molhes que avançam por 1 km mar adentro, tem pontos ideais para pesca e a prática do surfe, além de ser procurada para esportes na areia. A Praia do Gi é conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia.

Conheça mais sobre Laguna
Destinos Santa Catarina
Publicidade