Pontos Turísticos em Laguna
Panorâmica da praia - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)
Panorâmica da praia - Foto: Pedrassani (Licença-cc-by-sa-4.0)

Fundada em 1676, Laguna é quase um museu a céu aberto, agrega um casario colonial que faz o turista viajar no tempo. A bela cidade é uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina e possui
centenas de edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As atrações naturais também fazem parte do conjunto de atrativos importantes, como na região do farol e praias centrais da cidade.

Principais Pontos Turísticos de Laguna:

Casa Pinto d’Ulysséa
Abriga a sede da Fundação Lagunense de Cultura e a loja de artesanato Nossa Terra. A edificação de 1866 é inspirada numa quinta portuguesa e tem a fachada revestida de azulejos.

Farol de Santa Marta
É o maior farol em alcance visual da América do Sul (92 km). Ainda em atividade, mantém alguns equipamentos originais.

Casa de Anita
Onde a jovem Ana Maria de Jesus Ribeiro vestiu-se para o primeiro casamento, quando se tornou a senhora Anita Garibaldi. Preserva móveis e utensílios antigos, amostra de terra da sepultura italiana da heroína (em Ravena) e o mastro do navio no qual Anita deixou Laguna, em 1839.

Museu Anita Garibaldi
Construída em 1747 para abrigar a Cadeia Pública e a Câmara Legislativa) foi o palco da proclamação da República Juliana, em 1839, quando os lagunenses aliaram-se à Revolução Farroupilha. A arquitetura e o mobiliário da época continuam intactas e muito bem preservados.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos da Laguna
A igreja possui a imagem do santo padroeiro esculpida em cedro, para o altar em estilo barroco e para a tela da Imaculada Conceição pintada pelo artista catarinense Victor Meirelles. A igreja foi erguida no mesmo local da primeira capela do povoado, também consagrada ao padroeiro.

Praia do Mar Grosso
É a mais movimentada. Possui molhes que avançam por 1 km mar adentro, tem pontos ideais para pesca e a prática do surfe, além de ser procurada para esportes na areia.

Praia do Gi
É conhecida pela emblemática formação rochosa da Pedra do Frade e pelas boas ondas nos picos do Cavalinho e da Baleia.

Conheça mais sobre Laguna
Destinos Santa Catarina
Publicidade