Últimos posts

Festa Nacional do Pinhão

Festa Nacional do Pinhão - Foto: Toninho Vieira (Divulgação)
Festa Nacional do Pinhão - Foto: Toninho Vieira (Divulgação)

A Festa Nacional do Pinhão é uma evento gastronômico e cultural realizado na cidade brasileira de Lages, no estado de Santa Catarina. A primeira edição ocorreu na década de 80, como uma mostra de campo, denominada Festa do Interior, constituída por boxes típicos de costaneiras cobertos de esteiras e taquaras, folhas de xaxim e até mesmo de butiazeiros.

Eram servidos pratos típicos salgados, doces caseiros e bebidas, como paçoca de pinhão, entreveiro, quentão. As atrações ficavam por conta de apresentações nativistas, bailes, domingueiras e outras, como torneio de laço, concursos, trovas e missa campeira (crioula).

Com o tempo, a Festa do Pinhão se tornou um evento indispensável no calendário turístico de Santa Catarina. O que era apenas uma manifestação da cultura lageana ganhou destaque nacional que atrai todos os anos mais de 350 mil pessoas, a maioria turistas brasileiros e extrangeiros. Dos países do Mercosul, a predominância é de argentinos.

Hoje é considerada a maior festa tradicionalista do Brasil e movimenta todo o setor econômico da Serra Catarinense. A Comissão Central Organizadora, juntamente com iniciativa privada e a comunidade, iniciam seus trabalhos vários meses antes de cada edição.

O símbolo da festa é a Gralha Azul - ave responsável pela reprodução natural da araucária angustifolia, espécie de conífera que produz o pinhão - ao se alimentar de sua semente, assim como outras espécies da fauna regional. A ave costuma armazenar o pinhão em tocas de tatu ou enterrar superficialmente a semente em locais ermos dos campos, disseminando dessa forma o pinheiro brasileiro.

Festa Nacional do Pinhão - Foto: Toninho Vieira (Divulgação)
Festa Nacional do Pinhão - Foto: Toninho Vieira (Divulgação)
Festa Nacional do Pinhão - Foto: Pablo Gomes (Agência RBS)
Festa Nacional do Pinhão - Foto: Pablo Gomes (Agência RBS)
 Veja também
A música alemã, com sua típica alegria, embala as noites no verão de Blumenau criando um clima todo especial para você se divertir na Sommerfest. A diversidade da culinária típica está presente em diversos...Saiba mais
O Festival Brasileiro da Cerveja, realizado anualmente em Blumenau – SC, cresce a cada ano e se consolida como o maior do ramo no país. É a reunião das principais cervejarias do país, dos melhores sabores...Saiba mais
Durante 19 dias de festa os blumenauenses mostram para todo o Brasil a sua riqueza cultural, revelada pelo amor à música, à dança e à gastronomia típica, que preservam os costumes dos antepassados...Saiba mais
Destinos Santa Catarina
Publicidade