Vinícola Villa Francioni, a principal vinícola da cidade - Foto: Marios Passos (Licença-cc-by-sa-3.0) |
Com esses três ingredientes como Neve, maçãs e vinhos, São Joaquim hoje é o principal destino dos turistas que apreciam a beleza da neve dentro do Brasil. Como é a cidade mais fria do País, raramente não cai neve na região de São joaquim, considerada como seu mais importante atrativo turístico. São Joaquim hoje também é rota principal dos enoturistas brasileiros, como também, entre os meses de março à maio, a cidade fica lotada em razãoda colheita da maçã.
Principais Pontos Turísticos de São Joaquim:
Cooperativa Sanjo
Venda de diversos produtos ligados à maçã, além vinhos finos de altitude produzidos pela cooperativa. Visitas guiadas para quem tem interesse em conhecer todo o processo de industrialização da maçã, desde o recebimento dos frutos ao empacotamento .
Adventure Park Snow Valley
Tirolesa, pista de arvorismo, pista de escalada, trilhas ecológicas. Tem também cabanas e chalés para alugar, alojamento para grupos e área para camping.
Pesca esportiva da truta
Nos principais rios da serra catarinense (Canoas, Pelotas, do Bispo, do Tigre e Lava-Tudo), é realizada a pesca esportiva da truta, peixe originário da América do Norte. A temporada “pesque e solte” vai de 1º de agosto a 30 de maio.
Festival da Neve
Culinária típica e eventos paralelos como a competição de esculturas no gelo. Somente no inverno
Festa Nacional da Maçã
Exposição agropecuária, gastronomia e shows com artistas regionais e nacionais.
Cascata do Pirata
Localizada numa fazenda particular, possui 15 m de queda livre. SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra.
Mirante das Araucárias
Visão privilegiada de um campo de araucárias, algumas com até 50 m de altura. SC-438, cerca de 200 m após o portal de São Joaquim.