Últimos posts
História de São José
Vista panorâmica da cidade de São José - Foto: madrerosa (Licença-Dominio publico)
Vista panorâmica da cidade de São José - Foto: madrerosa (Licença-Dominio publico)

Até a chegada dos colonizadores europeus, no século XVI, todo o atual litoral do estado de Santa Catarina era habitado pelos índios carijós.Em 1750, chegaram, à capitania do Desterro, 182 açorianos que, posteriormente, fundaram São José da Terra Firme, a atual São José. Em 1755, já existia uma pequena capela e um vigário, José Antônio da Silveira. Atualmente, no local, existe a Igreja Matriz. O título de freguesia chegou seis anos após a fundação do povoado, em 1756.

Para explorar o potencial da freguesia, cujos limites iam até Lages, o vice-rei Luís de Vasconcelos e Sousa ordenou, em 1787, que o governador da província na época, José Pereira Pinto, convocasse o alferes Antônio José da Costa. Começava, então, o reconhecimento da terra. Em 1797, já havia uma população de 2 079 pessoas, incluindo os escravos.Em 1833, São José passou de freguesia a vila. Em 4 de maio, São José tornou-se, enfim, município. Feliciano Nunes Pires foi nomeado presidente da província. Além das cidades catarinenses de Desterro e Santo Amaro da Imperatriz, também São José recebeu a visita imperial de dom Pedro II e dona Teresa Cristina, em 1845.

Fonte: Prefeitura de São José e Wikipédia

Suas fronteiras iniciais incluíam o território de alguns municípios vizinhos, que foram se separando com o passar dos anos, como o Estreito, que passou a ser parte de Florianópolis em 1943. Angelina e Rancho Queimado se emanciparam em 1961 e 1962, respectivamente. São Pedro de Alcântara se tornou município em 1995.

Conheça mais sobre São José
Destinos Santa Catarina
Publicidade