Últimos posts
História de Garopaba
Capela da Praça do Centro Histórico- Foto: Cesarious (Licença-cc-by-sa-3.0)
Capela da Praça do Centro Histórico- Foto: Cesarious (Licença-cc-by-sa-3.0)

Foram os índios Carijós os primeiros habitantes, que se tem conhecimento, da região. Em 1525, o espanhol Dom Rodrigo de Acuña, aportou o Galeão San Gabriel na Baia de Garopaba para fugir de um temporal. No ano 1666 surgiu o primeiro povoado, formado por açorianos enviados pelo Império Português, procedentes a maioria da 3ª Ilha dos Açores. Em 1793, foi criada a Armação de São Joaquim de Garopaba. No ano de 1830 é elevada à Freguesia. A Paróquia foi criada por decreto do Governo Imperial, porém sua instalação oficial ocorreu no ano de 1846. Em 1890, com trabalho de mobilização da Freguesia, Garopaba é elevada a Vila, com decreto do Governador Lauro Severino Muller.

No dia 08 de Abril do mesmo ano, o Governador nomeia os membros do Conselho da Intendência que dirigira o Município. A instalação só ocorreu no dia 07 de Junho de 1890. A guarda Municipal é criada em 1896. Garopaba foi denominada município somente em 19 de dezembro de 1961, quando deixou de ser Distrito de Palhoça. Conta-se que em 1525 uma expediçao naval espanhola, comandada por Dom Henrico de Acuna, que se dirigia as Molucas, passando pelo estreito de Fernao de Magalhaes, foi obrigada a se refugiar na Baía de Garopaba, fugindo de um temporal. Os expedicionários encontraram ali a tribo Carijó, que vivia da pesca, da caça e de produçao de verduras e raízes.

Todavia somente em 1666 começaram a instalar-se em Garopaba os primeiros imigrantes açorianos. No século XVII intensificou-se a imigraçao. Em 1793 foi criada a Armaçao de Sao Joaquim de Garopaba, que durou até 1846, quando a localidade foi elevada a categoria de Freguesia. Na época, o produto grandemente procurado era o óleo das baleias que eram pescadas na regiao. Esse óleo servia para a iluminaçao pública, e era misturado a argamassa, fazendo o papel de cimento, que ainda nao existia.

Em 1864 assumiu a paróquia o padre italiano Rafael Faraco, homem dinâmico e atuante que, com seu trabalho, deu um impulso a vila dos pescadores, obtendo, graças a seu esforço, a condiçao de município para Garopaba, fato ocorrido no dia 6 de março de 1890.Garopaba continuou a ser uma vila de pescadores até recentemente, quando foi descoberta, primeiro por campistas, que no verao armavam suas barracas a beira do mar, e depois pelos surfistas, em razao de suas praias, excelentes para o surf . Nos últimos anos Garopaba vem sendo descoberta por turistas, entre eles argentinos e uruguaios. Entretanto, a maior parte dos veranistas ainda é de gaúchos, que fizeram de Garopaba a opçao para suas férias.

Fonte: Ascom Prefeitura Garopaba, Ibge e Wikipédia

Conheça mais sobre Garopaba
Destinos Santa Catarina
Publicidade