Últimos posts
História de Itapiranga
Paróquia São Pedro Canísio - Foto: site Oeste Mania
Paróquia São Pedro Canísio - Foto: site Oeste Mania

Itapiranga nasceu da ideia dos dirigentes da Sociedade União Popular, do Rio Grande do Sul, de criar um núcleo de colonização para germânicos católicos na década de 1920. Depois de percorrer 150 quilômetros em embarcações rústicas, navegando pelos rios da Várzea e Uruguai, os desbravadores, chefiados pelo missionário padre Max Von Lassberg, chegaram a Porto Novo, que, em 10 de abril de 1926, se transformaria em Itapiranga.

A denominação Porto Novo foi dada em virtude de já existir outra colonização chamada Porto Feliz distante sessenta quilômetros e devido às comunicações se processarem por via fluvial.
Em meados de 1929, Porto Novo recebeu a visita do governador do Estado de Santa Catarina, Dr. Adolfo Konder. Foi aventada pela primeira vez a hipótese de ser Porto Novo elevado à categoria de distrito, discutindo-se, também, qual a designação que receberia.

Por sugestão do próprio governador foi adotado o nome da linha (conjunto de lotes coloniais) mais próxima à povoação de Porto Novo, chamada 'Linha Itapiranga'.
Nessa ocasião, foi mudado o nome da povoação para Itapiranga

Conheça mais sobre Itapiranga
Destinos Santa Catarina
Publicidade