Castelo de Nijo - Foto: Araisyohei (Licenca-cc-by-sa-3-0) |
Kyoto é a antiga capital imperial do Japão, cidade das gueixas e dos templos, é o Japão antigo. não, é gigante e moderna, mas sem os arranha-céus de Tóquio. É tudo muito longe e o principal meio de transporte é o ônibus. Parece tudo perto no mapa, mas não se engane, se for andar, vai andar muito! A entrada dos templos variam entre 300 a 500 ienes, ou seja 3 a 5 dólares. O Japão escancara seu lado mais histórico e tradicional na antiga capital imperial, Kioto.
Tóquio é uma cidade fascinante e o impacto de caminhar por suas ruas de aura cinematográfica já vale as muitas horas de viagem até o outro lado do mundo. Mas em Kioto, onde se chega, em geral, de trem-bala - um dos símbolos da excelência tecnológica nipônica - os templos e as ruelas ancestrais, poupados nos bombardeios da Segunda Guerra, ainda permitem que o visitante se sinta num lugar que pertence a outra era.
Kyoto tem uma coletânea de sítios listadas como Patrimônio Mundial, como templos, santuários, jardins e bairros históricos. Ao mesmo tempo, Kyoto é conhecida por sua gastronomia requintada e seus contrates`históricos regados como uma boa pitada de modernidade.
Santuários, florestas, gueixas, jardins zens, sombrinhas vermelhas feitas de bambu: a beleza das imagens da cidade explica por que Kioto é conhecida como o 'coração do Japão'. Bonita nas quatro estações bastante marcadas - e especialmente bela no outono de folhas vermelhas e na primavera, quando florescem as cerejeiras - Kioto tem 17 monumentos na lista da Unesco de patrimônios da Humanidade, entre um número impressionante de templos que são milhares.