Visite Abu Dhabi
Abu Dhabi visto da marina à noite - Foto: Ramkumar Ramesh (Licença-cc-by-sa-3-0)
Abu Dhabi visto da marina à noite - Foto: Ramkumar Ramesh (Licença-cc-by-sa-3-0)

Uma cidade com ares cosmopolitas e regras rígidas, capaz de assombrar tanto pela imponência de sua Grande Mesquita Xeque Zayed, toda em mármore branco, quanto pelo arrojado hotel Yas Viceroy, no autódromo onde acontecerá o Grande Prêmio de Fórmula-1 no próximo dia 3. Abu Dhabi é uma cidade onde até o meio-termo é exagerado.

Maior e mais rico dos sete emirados que formam o país e sede do governo, Abu Dhabi parece discreta quando comparada com a vizinha mais extravagante, Dubai, lar de ilhas artificiais, prédios-mais-altos-do-mundo e pistas de esqui em shopping centers. Abu Dhabi, porém, não economiza em suas paixões. Uma ilha abrigará filiais do Louvre e do Guggenheim. 

Capital dos Emirados Árabes Unidos, bem como o maior dos sete emirados da federação, está se tornando a mais importante cidade cultural nos Emirados. Da famosa Avenida Corniche até a cidade-oásis de Al Ain e as enormes dunas de deserto da região ocidental do Al Gharbia, cultura, história e aventura estão reunidos no emirado.

A proeza arquitetônica da Grande Mesquita Sheikh Zayed é impressionante; a paz e tranquilidade de um passeio pelo oásis Al Ain com seu antigo sistema de irrigação é surpreendente; e a história do emirado contada por seus pontos históricos e fortes antigos, vários dos quais  listados como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Em outra, ondas artificiais e a montanha-russa mais rápida do mundo garantem a diversão de moradores e visitantes. Hotel que parece invenção de Sherazade e que custou fabulosos US$ 3 bilhões, o Emirates Palace tem ouro no teto, nas sobremesas e até em um caixa eletrônica.

A principal atração de Abu Dhabi é uma mesquita. A Grande Mesquita Xeque Zayed é toda em mármore branco vindo da Macedônia e tem detalhes arquitetônicos que remetem a Marrocos, Turquia e até ao Taj Mahal. Construída entre 1996 e 2007, parece estar ali desde quando beduínos buscavam água potável e gazelas nesta parte do Golfo Pérsico.

Conheça mais sobre Abu Dhabi
Fotos Abu Dhabi
Destinos Ásia
Publicidade