Visite Ulan Bator
Portão do Palacio de Inverno - Foto: Yeowatzup (Licença-cc-by-sa-2-0)
Portão do Palacio de Inverno - Foto: Yeowatzup (Licença-cc-by-sa-2-0)

Ulan Bator, literalmente 'herói vermelho') é a capital e a maior cidade da Mongólia. Tem cerca de 819 mil habitantes, segundo números oficiais; estima-se que existam mais 150 mil habitantes não recenseados. Foi fundada em 1649 e designou-se Urga até 1924. A partir desse ano, a cidade ganhou o nome atual, que significa 'herói vermelho', na língua mongol.

Localizado no centro-norte da Mongólia, a cidade encontra-se a uma altitude de cerca de 1.310 metros, em um vale no Rio Tuul. É o principal centro econômico, corporativo e cultural do país. Ulan Bator é, ainda, o centro da rede de estradas da Mongólia, sendo servida por um transporte ferroviário extenso, entre os quais a Transiberiana, que a interliga ao sistema ferroviário da Rússia e da China. A cidade é servida também pelo Aeroporto Internacional Chinggis Khaan, o mais movimentado na Mongólia.

Uma vez que a cidade foi transformada na capital permanente do país, teve uma série de palácios e residências nobres em uma área chamada Öndgiin sürgiin nutag. O Jebtsundamba Khutuktu, que mais tarde foi coroado Bogd Khan, tinha quatro residências imperiais principais, que foram localizadas entre o Oriente (Dund gol) e o rio Tuul.

Ulan Bator tem vários museus dedicados à história e cultura mongol. O Museu de História Natural dispõe de muitos fósseis de dinossauros e meteoritos encontrados na Mongólia. O Museu Nacional da Mongólia inclui exposições desde os tempos pré-históricos, através do Império Mongol até os dias atuais.

Conheça mais sobre Ulan Bator
Fotos Ulan Bator
First Trono do Imperador Kangxi - Foto: Brcke Osteuropa (Licença: Dominio publico)
First Vista panoramica da cidade - Foto: Brcke Osteuropa (Licença: Dominio publico)
Destinos Ásia
Publicidade