Visite Istambul
Vista da Mesquita Azul de Sultanahmet - Foto: José Luiz (Licença-cc-by-sa-3-0)
Vista da Mesquita Azul de Sultanahmet - Foto: José Luiz (Licença-cc-by-sa-3-0)

Principal ponto de chegada ao país, Istambul é uma metrópole cheia de surpresas. Com um horizonte tomado pelos minaretes de suas mesquitas, a cidade milenar – que já foi Constantinopla – respira história e cultura. As ruas são tomadas por feiras de produtos locais, o incrível Gran Bazar reúne mais de 4 mil lojas desde a época da rota da seda, o pôr-do-sol no Chifre de Ouro é incrível e Sultanahmet, o bairro histórico e mais turístico, tem atrações para todos os gostos.

Além das famosíssimas Mesquita Azul e Aya Sofia, uma grande variedade de hotéis, restaurantes, bares e cafés enfumaçados com seus narguilés de maçãs. Um fato muito curioso é que Istambul é dividida ao meio pelo Estreito de Bósforo, que separa a Europa da Ásia. A cidade ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa no sentido norte-sul, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes.

A parte central da parte europeia é por sua vez dividida pelo estuário do Corno de Ouro. É usual dizer-se que a cidade tem dois ou três centros, conforme se considere ou não que na parte asiática também existe um centro. No lado europeu há duas zonas com mais destaque em termos de movimento de pessoas e património cultural: o mais antigo, onde se situava o núcleo da antiga Bizâncio e Constantinopla, correspondente ao atual distrito de Fatih, fica a sul do Corno de Ouro, enquanto que Beyoğlu, a antiga Pera e onde se situava o bairro europeu medieval de Gálata, fica a norte. O centro da parte asiática tem contornos menos precisos, e ocupa parte dos distritos de Üsküdar e Kadıköy.

Conheça mais sobre Istambul
Fotos Istambul
VER MAIS 5 FOTOS
Destinos Ásia
Publicidade