Visite Dhaca
Curzon Hall (Universidade de Daca - Foto: 2000 Copyright act de Bangladesh (Licença-cc-by-sa-2.5)
Curzon Hall (Universidade de Daca - Foto: 2000 Copyright act de Bangladesh (Licença-cc-by-sa-2.5)

É a capital e a maior cidade do Bangladesh e da Divisão de Daca. A cidade possui população de aproximadamente 7 milhões de habitantes e a região metropolitana 12,8 milhões, estimativas para 2008. Situada na margem norte do rio Buriganga, é conhecida como a 'Cidade das Mesquitas'. Seus principais monumentos são o antigo palácio de Ahsan Manzil, o inacabado Forte de Lalbagh, construído em 1678, a mesquita de Hoseni Dalan, e o museu nacional.

Antigo centro de comércio, a história de Daca remonta ao século XI, mas a cidade começa a ganhar importância ao se tornar a capital da província de Bengala, durante o domínio mogol. Cedida aos britânicos em 1765, tornou-se capital do Paquistão Oriental, em 1947, e da atual república do Bangladesh, em 1971.

O Islamismo é a religião dominante da população de Daca, com a maioria deles pertencentes à seita sunita. Há também uma pequena comunidade xiita, em crescimento, além de uma comunidade Ahmadiya. Hinduísmo é a segunda maior religião. Há pequenas comunidades budistas e cristãs. Nos últimos anos, Daca registrou um grande número de intolerância religiosa.

Conheça mais sobre Dhaca
Fotos Dhaca
VER MAIS 5 FOTOS
Destinos Ásia
Publicidade