EnglishPortuguese
Historia de Dhaca
Curzon Hall (Universidade de Daca - Foto: 2000 Copyright act de Bangladesh (Licença-cc-by-sa-2.5)
Curzon Hall (Universidade de Daca - Foto: 2000 Copyright act de Bangladesh (Licença-cc-by-sa-2.5)

A existência de povoados urbanizados na área que hoje corresponde a Daca data do século VII. A área da cidade era controlada pelo reino budista de Kamarupa e pelo Império Pala antes de ter passado ao controlo da dinastia Sena, hindu, no século IX. O nome da cidade poderá ter origem na fundação do templo da deusa Dhakeshwari por Ballal Sena no século XII. Daca e a área circundante foram identificadas como 'Bengala' por volta dessa época. A cidade propriamente dita consistia em alguns centros mercantis como os bazares Lakshmi, Shankhari e Tanti, e as zonas de Patuatuli, Kumartuli, Bania Nagar e Goal Nagar. Depois da dinastia Sena, Daca foi sucessivamente regida pelos governadores túrquicos e pashtun descendentes do Sultanato de Deli antes da chegada dos mogóis em 1608.

O desenvolvimento populacional deu-se de forma significativa quando a cidade foi feita capital de Bengala sob o Império Mogol em 1608. Mughal subahdar Islam Khan foi o primeiro administrador da cidade. Khan nomeou a cidade 'Jahangir Nagar' (Cidade de Jahangir) em honra do imperador Mughal Jahangir, embora este nome foi caiu logo após a morte de Jahangir. A expansão principal da cidade ocorreu sob Mughal geral Shaista Khan. A cidade, então, media 19 por 13 quilómetros, com uma população de quase um milhão de pessoas.

A cidade passou para o controle do British East India Company em 1765 após a Batalha de Plassey. A população da cidade diminuiu drasticamente durante este período como a proeminência da Calcutá rosa, mas o desenvolvimento material e modernização eventualmente seguido. Um moderno sistema de abastecimento de água cívica foi introduzido em 1874 e de fornecimento de electricidade, lançada em 1878. A Daca Cantonment foi estabelecido perto da cidade, servindo como base para o Reino Unido e soldados benli.

Conheça mais sobre Dhaca
Destinos Bangladesh
Publicidade