EnglishPortuguese
O que fazer em Ituberá
Panorâmica da cidade - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)
Panorâmica da cidade - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Cachoeira da Pancada Grande
Uma das mais bonitas do litoral brasileiro, a cachoeira está dentro dos limites de uma Área de Proteção Ambiental - APA - e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Próximo à base da cachoeira estão as ruínas da casa de máquinas de uma antiga usina hidrelétrica. Os adeptos dos esportes de aventura praticam o cascading (rapel na água) nesta cachoeira que possui uma queda d´água vertical entre 80 e 100 metros, oferecendo pelo menos duas possibilidades da prática esportiva em duas descidas de 50 metros.

Duração: 2 horas. Dica: vale a pena subir a trilha até a parte alta da cachoeira para alcançar o mirante natural, que permite bela visão do Canal de Serinhaém e seus manguezais exuberantes. O passeio pode ser feito de carro. Como chegar: percorrer 500 m numa estrada de terra que começa ao lado da ponte da BA-001 sobre o Rio Serinhaém.

Cachoeira de Castro Alves
A cachoeira fica em área urbana, na cidade de Ituberá, num dos trechos do Rio dos Cágados, o que lhe dá uma característica muito especial, pois combina a exuberância da natureza com as construções feitas pelo homem. Duração: tempo livre. Dica: não existe possibilidade de banho nessa cachoeira, devido à força das águas e à quantidade de pedras existentes no local. Como chegar: a cachoeira fica no centro da cidade de Ituberá.

Fazendas Reunidas Vale do Juliana
Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, plantações de seringueiras, de pupunha e frutas (graviola, cupuaçu e jaca) e, ainda, à pecuária. Cercada de colinas e com um grande lago represado das águas do Rio Juliana, a fazenda tem uma paisagem deslumbrante, completada com a Cachoeira da Pancada Grande, que se forma num dos trechos do Rio Mariana. Duração: tempo livre.Dica: como a propriedade ainda não recebe visitantes regularmente, é necessário fazer um contato prévio com os administradores da fazenda. Como chegar: usar a estrada de terra BA-250, em boas condições de tráfego, que liga Ituberá a Gandu. Percorrer 60 km, até a sede da fazenda.

Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, suas maiores atrações são as matas e a abundância de águas. Existe um balneário próximo à vila, dotado de queda d´água, com trilha por dentro da mata, opções de  hospedagem e restaurante. Duração: tempo livre. Dica: vale a pena aproveitar todas as atrações. A partir do balneário, é possível fazer caminhadas por dentro das matas da região. Ao voltar, um bom banho de cachoeira, seguido de um almoço com pratos regionais. Como chegar: pegar a BA-001 no centro de Ituberá e seguir por 6 km na direção sul.

Conheça mais sobre Ituberá
Destinos Bahia
Publicidade