Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish
Pontos Turísticos em Ituberá
Artesanato de Ituberá - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba  (Licença: cc-by-sa-3.0)
Artesanato de Ituberá - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Cachoeiras

Cachoeira da Pancada Grande
Uma das mais bonitas do litoral brasileiro, a cachoeira está dentro dos limites de uma Área de Proteção Ambiental - APA e é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região. Próximas à base da cachoeira estão as ruínas da casa de máquinas de uma antiga usina hidrelétrica. Ao se percorrer um trecho de estrada de barro, de longe já se vislumbra, entre a vegetação de Mata Atlântica, a bela queda d´água de 40 metros de altura formada pelo Rio Mariana. Há também um acesso para a parte alta da cachoeira, onde existe um mirante, de onde se avista toda a costa, as plantações de seringueira e as matas da região.

Os adeptos dos esportes de aventura praticam o cascading (rapel na água)nesta cachoeira que possui uma queda d´água vertical entre 80 e 100 metros, oferecendo pelo menos duas possibilidades da prática esportiva em duas descidas de 50 metros. Duração: 2 horas. Dica: vale a pena subir a trilha até a parte alta da cachoeira para alcançar o mirante natural, que permite bela visão do Canal de Serinhaém e seus manguezais exuberantes. O passeio pode ser feito de carro. Como chegar: percorrer 500 m em uma estrada de terra que começa ao lado da ponte da BA-001, sobre o Rio Serinhaém.

Cachoeira de Castro Alves
A cachoeira fica em área urbana, na cidade de Ituberá, em um dos trechos do Rio dos Cágados, o que lhe dá uma característica muito especial, pois combina a exuberância da natureza com as construções feitas pelo homem. Duração: tempo livre. Dica: não existe possibilidade de banho nessa cachoeira, devido à força das águas e à quantidade de pedras existentes no local. Como chegar: a cachoeira fica no centro da cidade de Ituberá.

Ecoturismo

Fazendas Reunidas Vale do Juliana
Fazenda modelo, com 3.012 ha, sendo um terço de mata nativa e o restante da área destinada ao cultivo do cacau, plantações de seringueiras, de pupunha e frutas (graviola, cupuaçu e jaca) e, ainda, à pecuária. Cercada de colinas e com um grande lago represado das águas do Rio Juliana, a fazenda tem uma paisagem deslumbrante, completada com a Cachoeira da Pancada Grande, que se forma num dos trechos do Rio Mariana.

Essa propriedade está se preparando para recepcionar ecoturistas interessados em conhecer a produção rural, fazer caminhadas em trilhas abertas por dentro da mata, passear e pescar pelos rios e apreciar pequenas cachoeiras. Próximo ao grande lago, há uma área já reservada para a construção de um hotel.

Existe uma ligação entre a BR-101 e a BA-001, denominada de Estrada Parque da Cidadania, Ciência e Tecnologia, com pavimentação em cascalho, que passa pela fazenda e pela via que dá acesso à Cachoeira da Pancada Grande. Duração: tempo livre. Dica: como a propriedade ainda não recebe visitantes em bases regulares, é necessário fazer um contato prévio com os administradores da fazenda.
Como chegar: usar a estrada de terra BA-250, em boas condições de tráfego, que liga Ituberá a Gandu. Percorrer 60 km, até a sede da fazenda.

Vila de Itajaí
Antiga vila histórica de Ituberá, suas maiores atrações são as matas e a abundância de águas. Existe um balneário próximo à vila, dotado de queda d´água, com trilha por dentro da mata, opções de hospedagem e restaurante. Duração: tempo livre. Dica: vale a pena aproveitar todas as atrações. A partir do balneário, é possível fazer caminhadas por dentro das matas da região. Ao voltar, um bom banho de cachoeira, seguido de um almoço com pratos regionais. Como chegar: pegar a BA-001 no centro de Ituberá e seguir por 6 km, na direção sul.

Mirante da Vila de Santo André
Situado na parte alta da cidade, no acesso à vila histórica e próximo à igreja. Oferece uma vista panorâmica de toda a cidade e do Canal do Serinhaém.

Mirante da Ponte do Saici
Localizado no bairro Érico Sabino, na zona norte da cidade, oferece uma visão da ponte do Saici e dos manguezais do Canal do Serinhaém.

Rapel

Rapel em Ituberá
Na Costa do Dendê, a cachoeira da Pancada Grande, em Ituberá, é uma opção bem próxima a Salvador, com 100 m do topo ao poço, em três etapas; daí também ser chamada de Três Pancadas.

Unidades de Conservação

APA Cachoeira de Pancada Grande
Criada pelo Decreto Municipal nº 1.494, de 13 de maio de 1993, essa Área de Proteção Ambiental é administrada pela Prefeitura Municipal de Ituberá, município em que está situada, numa área de 0,5 km². Essa APA é um dos mais importantes atrativos ecoturísticos da região e possui uma bela cachoeira com uma queda d’água de 40 metros de altura. Nas proximidades da base da cachoeira estão as ruínas da antiga usina hidrelétrica que funcionava na região.

Para alcançar a parte alta da cachoeira, existe um acesso que leva a um belo mirante, de onde se avista todo o litoral, além das plantações de seringueira e matas da região. Como chegar: percorrer 500 m em uma estrada de terra que começa ao lado da ponte da BA-001 sobre o Rio Serinhaém, em Ituberá.

Reserva Ecológica do Juliana
Criada pelo Decreto Municipal de 29 de abril de 1997, essa Reserva Ecológica pertence ao município de Ituberá e é administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Sua área ainda não está definida.

APA Pratigí
Criada em 2 de abril de 1998, através do Decreto Estadual nº 7.272, essa APA é administrada pelo Centro de Recursos Ambientais – CRA e está situada no Baixo Sul Baiano. São 320 km²de terras protegidas, abrangendo cachoeiras, corredeiras, cascatas, áreas produtivas e fazendas históricas dos municípios de Ituberá, Nilo Peçanha e Igrapiúna. Com grande diversidade de fauna e flora, a APA Pratigi possui uma grande extensão de praias, restingas e manguezais que, somados aos remanescentes da Mata Atlântica, formam um expressivo conjunto de excepcional valor cênico e com grande potencial para o desenvolvimento do turismo, especialmente o turismo ecológico.

Como chegar: chega-se à região através da BA-001, que passa pelos municípios de Nilo Peçanha, Ituberá e Igrapiúna. A APA corresponde à faixa terrestre dos três municípios a leste da BA-001.
Chega-se também através dos portos e atracadouros regionais e estaduais ou utilizando a pista de pouso existente na cidade de Ituberá, apropriada para aviões bimotores.

Conheça mais sobre Ituberá
Destinos Bahia
Publicidade