Visite Andaraí
Poço encantado - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)
Poço encantado - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)

Localizada ao lado do rio Paraguaçu, esta cidade foi fundada em 1845 pelo Capitão Joaquim de Figueiredo, vindo de Minas Gerais com toda família e empregados em busca das riquezas recém-descobertas na região. O nome da cidade significa Rio dos Morcegos na língua dos primeiros habitantes do local, os índios Cariris.

Atualmente Andaraí tem uma população de cerca de 6.000 pessoas e a agropecuária é sua principal atividade econômica. O turismo vem se desenvolvendo muito na cidade, que tem a vantagem de oferecer fácil acesso às atrações naturais da Chapada Diamantina. A localização da cidade, às margens da estrada que liga Mucugê a Lençóis, tem atraído investimentos na área de hotelaria.

Andaraí é a segunda principal cidade da Chapada Diamantina e se destaca pela arquitetura colonial de seus casarões, que abrigavam os barões do diamante na fase de esplendor, além das belezas naturais em sua volta. É tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Seu nome vem das palavras indígenas andira-y (rio de morcego, em tupi-guarani), numa referência aos habitantes das grutas nos paredões de pedra em volta dos rios da região. A cidade, que dispõe de uma certa infra-estrutura, pode ser acessada pela rodovia estadual BA-142. Dali se visitam pontos de atração internacionalmente conhecidos, como o Poço Encantado

Conheça mais sobre Andaraí
Fotos Andaraí
VER MAIS 15 FOTOS
Destinos Bahia
Publicidade