Visite Paulo Afonso
Praça das Mangueiras - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)
Praça das Mangueiras - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba (Licença: cc-by-sa-3.0)

Da sesmaria do século XVIII à moderna cidade, representada por um dos maiores parques energéticos da América Latina, Paulo Afonso desponta no cenário turístico como um dos principais portões de entrada para a Região dos Lagos, que agora inaugura uma nova fase no incremento ao turismo aventura e ao ecoturismo. Os roteiros são diversificados e incluem a prática de esportes radicais, trilhas na caatinga, passeio fluvial no canyon do rio São Francisco e visitas aos pólos de piscicultura.

Os interessados em conhecer o processo de transformação da água em energia, podem ainda visitar o complexo hidroelétrico da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco. Distante 480 quilômetros de Salvador, 460 de Recife e 380 de Maceió, Paulo Afonso conta com um moderno aeroporto a 6 quilômetros da cidade e uma infra-estrutura turística que oferece cerca de mil leitos, bares, restaurantes e áreas de lazer.A cultura popular e o folclore, assim como a culinária e o artesanato, fazem parte do cardápio desta cidade que tem no surubim, no bode e no capão seus principais ingredientes da comida típica.

No folclore, destaca-se a Associação de Cangaceiros de Paulo Afonso que se apresenta durante as principais festas da cidade, encenando as lutas entre o bando de Lampião e Maria Bonita contra as -volantes-. As festas juninas, com suas quadrilhas e forrós, também são fortes atrativos para quem quer conhecer a autêntica cultura popular nordestina.

Conheça mais sobre Paulo Afonso
Fotos Paulo Afonso
VER MAIS 21 FOTOS
Destinos Bahia
Publicidade