Visite Camamu
Ilha da Pedra Furada  - Foto: Solange Rossini - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)
Ilha da Pedra Furada - Foto: Solange Rossini - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0)

Camamu é uma das mais antigas cidades brasileiras, nascida em 1560 de uma aldeia de índios tupiniquins catequizados pelos jesuítas, que ali ergueram a capela de Nossa Senhora da Assunção de Macamamu. A criação da vila, em 1565, juntamente com as de Cairu e Boipeba, deveu-se ao segundo donatário da capitania de Ilhéus, Lucas Giraldes.

Dotada de um mirante em sua parte alta, a cidade fica situada defronte a uma baía repleta de manguezais, habitada, segundo lenda local, por uma figura da mitologia nativa chamada Curupira, que tem os pés voltados para trás e que já teria feito mais de uma pessoa perder a orientação dentro do mangue. Se você passar algum tempo caminhando entre as raízes aéreas do manguezal, vai entender o porquê da crença.

A cidade possui um rico patrimônio arquitetônico e urbanístico, além de uma das maiores igrejas do interior do Estado, a Matriz de Nossa Senhora da Assunção, do século XVIII. Camamu segue a tradição luso-brasileira de cidade de dois andares, com ruas tortuosas e estreitas, observadas em Lisboa, Porto, Salvador e Maraú. O sítio onde a cidade foi implantada é acidentado, com desnível de 40 metros. Na parte baixa da cidade fica o porto, onde se instalou, em 1693, a Casa de Câmara e Cadeia.

Conheça mais sobre Camamu
Fotos Camamu
VER MAIS 8 FOTOS
Destinos Bahia
Publicidade