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Década de 1970 (Trio Elétrico Marajó) - Foto/Reprodução: Livro Historia do Carnaval da Bahia |
Década de 1970
Os anos 70 fizeram com que o apogeu do Carnaval de Salvador fosse a Praça Castro Alves, onde todas as pessoas se encontravam e se permitiam fazer tudo. Foi a época da liberação cultural, social e sexual. Até esta época, os trios elétricos eram mais veículos alegóricos, ornamentados quase que exclusivamente com bocas sedan de alto-falantes. Os amplificadores eram feitos com válvulas e, em cima do trio, ficavam apenas músicos com a guitarra baiana, o baixo e a guitarra, não existindo ainda a figura do vocalista.
Ainda nos anos 70, os 'Novos Baianos' ousaram e colocaram algumas caixas de som no trio, além de equipamentos transistorizados. Baby Consuelo surgiu cantando com um microfone ligado ao cabo de uma guitarra. A composição carnavalesca 'Colombina' de Armando Sá e Miquel Brito é reconhecida oficialmente como o hino do Carnaval de Salvador. Como se não bastasse tanta mudança, uma ainda mais radical ocorreu no Carnaval 74, com o surgimento do bloco 'Afro Ilê Aiyê'. A entidade que deu início ao processo de reafricanização da festa contribuiu com a aparição do afoxé 'Badauê' e o renascimento do afoxé 'Filhos de Gandhy'. Era o começo do crescimento cultural do Carnaval de Salvador; que passou a enfatizar os conflitos e a protestar contra o racismo....
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