O que fazer em Trancoso
Praia do Espelho - Foto: João Ramos-Bahiatursa
Praia do Espelho - Foto: João Ramos-Bahiatursa

Trekking
Fazer trekking entre o Arraial D´Ajuda e Trancoso é uma boa pedida para quem quer se deliciar em cada metro de praia, no total de 12 quilômetros. A Lagoa Azul é o primeiro point do caminho, a um quilômetro da praia de Pitinga - ainda no Arraial - e que só pode ser alcançado a pé. É muito procurada por causa da argila branca de propriedades medicinais existente no fundo da lagoa.

Traípe
Uma praia tranqüila, isolada por falésias de até 20 metros. O mar é aberto e batido, com ondas altas, bom para pesca de arremesso. Por ser deserta, Taípe é uma praia procurada por nudistas e tartarugas em época de desova. Quatro barracas dão apoio com serviço de bar e restaurante self-service, banheiros e estacionamento. Esta praia tem acesso para automóvel antes da ponte sobre o rio Taípe, a 12 quilômetros do Arraial.

Rio da Barra
Outra área deslumbrante no caminho de Trancoso. Do lado direito, o rio da Barra mostra uma paisagem de manguezal, uma grande extensão de praia plana e coqueiral muito verde. Antes da Barra, o rio forma uma enseada muito procurada por quem gosta de banho em águas tranqüilas. Do outro lado, as praias avançam contra as falésias. No meio da paisagem, a pousada Rio da Barra oferece tranqüilidade à beira mar.

Praia do Rio Verde
É de mar aberto, ondas pequenas e declive acentuado. Nas proximidades do rio Verde, forma uma lagoa a cerca de 50 metros da praia, ótima para o banho de água doce. Itapororoca, a mais distante da vila, é muito procurada pelos adeptos do nudismo. Os recifes formam uma grande piscina com banho de mar calmo e sem ondas.

Praça do Quadrado
No final da tarde, todos os caminhos levam ao Quadrado. Uma gente bronzeada e maravilhosa circula entre as casinhas do sítio histórico, multicoloridas e convidativas. São lanchonetes, sorveterias e pequenos restaurantes rústicos e chiquérrimos. Não se espante se de repente você encontrar a superstar Gal Costa passeando descontraidamente com seus belos cachorros rott-weiller. Entre a igreja de São João e o cemitério está o mirante de onde se tem uma das mais belas vistas do litoral de Trancoso.

Conheça mais sobre Trancoso
Destinos Bahia
Publicidade