Pontos Turísticos em Trancoso
Praia do Espelho - Foto: João Ramos-Bahiatursa
Praia do Espelho - Foto: João Ramos-Bahiatursa

APA Caraíva - Trancoso
Situa-se em área litorânea de 31.900 ha, no município de Porto Seguro, entre a foz do rio Trancoso e a foz do rio Caraíva. Foi criada em 14/6/1993, pelo decreto estadual nº 2.215. A região litorânea, compreendida entre a foz do rio Trancoso e o rio Caraíva, tem relevante valor ecológico, com presença de remanescentes de Mata Atlântica, restingas, manguezais, floresta ombrófila e falésias, ao longo da costa litorânea. Também dispõe de praias paradisíacas, recifes de corais e um ecossistema especial, denominado mussununga.

A fauna apresenta diversificação de espécimes silvestres, com grande variedade de aves – garças brancas e arapongas, jacutinga, mutum-de-bico-vermelho, polícia inglesa (nome popular dado para a ave Sturnella militaris) - e várias espécies de mamíferos ameaçados de extinção, como a preguiça-de-coleira, ouriço-cacheiro, animais endêmicos da Mata Atlântica, os felinos gato-do-mato, suçuarana, jaguatirica e onça pintada, e a surucucu-bico-de-jaca, listada oficialmente pelo Ibama como única serpente brasileira ameaçada de extinção.

Dentro dos limites da APA fica a reserva indígena de Imbiriba, demarcada pela Funai, onde moram cerca de 280 índios, situada nas proximidades do povoado de Itaporanga. É administrada pelo CRA e possui Plano de Manejo.

As Praias de Trancoso:

Praia do Rio da Barra
Permite visualizar paisagens deslumbrantes no caminho para Trancoso. Do lado direito, a foz do rio da Barra mostra um cenário de manguezal, uma grande extensão de praia plana e coqueiral muito verde. Antes da Barra, o rio forma uma enseada muito procurada por quem gosta de banho em águas tranqüilas. Do outro lado, as ondas avançam contra as falésias. Boa para banho e pesca em todas as marés. Tem área para camping.

Praia dos Nativos
Protegida pelo rio Trancoso e por recifes que formam piscinas naturais; é boa para banho, pesca e mergulho em todas as marés. Possui coqueiral e barracas.

Praia dos Coqueiros
Areias douradas e finas e um mar cor de esmeralda são características desta praia. As piscinas naturais, formadas pelos recifes, são ótimas para o banho, a pesca e a prática do mergulho. Ambas, Nativos e Coqueiros, circundam o outeiro onde está o vilarejo de Trancoso. Estão protegidas pelo rio Trancoso e por um extenso manguezal que impede a passagem de automóveis. Nelas também está a maior concentração de barracas de praia.

Praia do Rio Verde
Com declive acentuado, é praia de mar aberto mas as ondas são pequenas. A cerca de 50 m da praia, o rio Verde forma uma lagoa, ótima para o banho de água doce.

Praia de Pedra Grande
Águas calmas, devido à arrebentação das ondas nos recifes que formam piscinas naturais na maré baixa, aliás, uma característica de todas as praias desse trecho. Pratica-se o naturismo.

Praia do Nudismo
Deserta em toda sua extensão é muito procurada pelos adeptos do naturismo. Mar de águas claras, a praia é boa para banho, principalmente na maré baixa, quando os recifes formam piscinas naturais. Ao norte dessa praia, um riacho de água transparente pode ser uma boa opção para o banho doce. A ponta de Itapororoca e a ponta de Itaquena ficam ao sul, separadas pela foz do rio dos Frades, outro local pouco freqüentado, bom para banho e pesca. As opções de acesso são a pé, pela praia, a partir de Trancoso ou de carro, por estrada de terra.

 

Conheça mais sobre Trancoso
Destinos Bahia
Publicidade