Últimos posts
O que fazer em Santa Cruz Cabrália
Artigos indígenas - Foto: Tayse Argolo - Setur-Ba
Artigos indígenas - Foto: Tayse Argolo - Setur-Ba

Centro Histórico
Fica na praça da Matriz, Cidade Alta, o mais antigo conjunto arquitetônico do município. Seguindo a tradição lusitana, Santa Cruz Cabrália é uma cidade construída em dois planos. Fundada em 1535 pelo capitão donatário da capitania de Porto Seguro, Pero do Campo Tourinho, Cabrália nasceu no bordo de um platô - atual cidade alta - onde se localizam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e a Casa de Câmara e Cadeia.

Terra Indígena da Coroa Vermelha
Os totens esculpidos em madeira e o calçadão desenhado com motivos indígenas identificam o início da terra indígena. Essa área foi demarcada pelo Governo Federal para posse definitiva dos índios Pataxó e é composta por duas glebas: a da Coroa Vermelha, propriamente dita e a Reserva da Jaqueira. Juntas, as duas abrigam cerca de 400 famílias, num total de mais de dois mil índios .

Museu do Índio
A exposição permanente da cultura indígena retrata a arte do cotidiano em múltiplos aspectos: o interior de uma oca, o modo de dormir, de preparar e obter alimentos, de brincar, a socialização infantil, os cuidados corporais, adornos e pinturas, rituais, música e dança, os deslocamentos pelo território e a comercialização dos produtos, as diferentes modalidades de relação entre índios e brancos, desde o descobrimento até as questões atuais. O museu também é dotado de espaços para manifestações culturais, biblioteca, local de leitura e exposição. Funciona todos os dias, das 9 às 18 horas.

Comércio Pataxó
O prédio tem a forma de uma taba, com 54 boxes ocupados por índios comerciantes. É destinado à venda de artesanato e outros produtos da cultura Pataxó. Possui, inclusive, uma farmácia de ervas indígenas e uma agência de turismo, Aspectur, também indígena, que oferece passeios ecológicos e culturais para a Reserva da Jaqueira. No centro do prédio há uma área livre destinada a manifestações artísticas da cultura indígena.

Cruz Latina da Coroa Vermelha
Símbolo comemorativo dos 500 anos do Brasil, a cruz monumental está instalada numa grande praça retangular, em frente ao mar e à Coroa Vermelha. Assinada pelo artista plástico baiano, Mário Cravo Jr., a escultura é feita em aço inox, pesa 63 toneladas e tem 13 metros de altura, com braços de 5 metros de comprimento. A cruz se apóia sobre uma base de granito maciço verde e creme, composta de oito elementos montados numa geometria cruciforme que, à maneira de uma rosa dos ventos, tem suas extremidades orientadas na direção dos pontos cardeais.

Terminal Turístico da Coroa Vermelha
Esse espaço receptivo para os visitantes está localizado fora da área indígena, mas ainda dentro da APA Coroa Vermelha. É parada obrigatória em qualquer roteiro turístico e ponto de partida para visitas às praias, ao local da Primeira Missa, ao Museu do Índio e ao Comércio Pataxó. Com dois pavimentos, o terminal é um equipamento comercial de uso público e tem cerca de 3.000 m2 de área construída. No primeiro pavimento, funcionam 82 boxes comerciais, balcão de informações, sanitários, terminal bancário de auto-atendimento e farmácia; no segundo, 22 boxes distribuídos em uma praça de alimentação, onde funcionam restaurantes, bares e lanchonetes. Funciona todos os dias das 9 às 19 horas.

Parque Marinho da Coroa Alta
Parece uma ilha de areia próxima à costa, mas é uma formação mista de banco de areia e de recifes de corais. Com suas areias douradas, é ideal para mergulhos e pesquisas oceanográficas. É também uma opção interessante para quem quer simplesmente desfrutar a paisagem marinha de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. As piscinas naturais abrigam uma grande variedade de peixes coloridos, moluscos e crustáceos.

Conheça mais sobre Santa Cruz Cabrália
Destinos Bahia
Publicidade