Últimos posts
Pontos Turísticos em Santa Cruz Cabrália
Artigos indígenas - Foto: Tayse Argolo - Setur-Ba
Artigos indígenas - Foto: Tayse Argolo - Setur-Ba

Ecoturismo

Terra Indígena da Coroa Vermelha
Os totens esculpidos em madeira e o calçadão desenhado com motivos indígenas identificam o início da terra indígena. Essa área foi demarcada pelo Governo Federal para posse definitiva dos índios Pataxó e é composta por duas glebas: a da Coroa Vermelha, propriamente dita, e a Reserva da Jaqueira. Juntas, as duas abrigam cerca de 400 famílias, num total de mais de dois mil índios. Totalmente reurbanizada por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil, essa área conta atualmente com equipamentos e atrativos turísticos: o Museu do Índio, o Comércio Pataxó, a Cruz Latina da Coroa Vermelha e um Terminal Turístico, situado fora da área demarcada.

Mirante do Loteamento Coroa Vermelha
Descortina uma vista panorâmica da baía de Cabrália que se estende da ponta de Santo Antônio até a ponta da Coroa Vermelha e inclui a foz do rio João de Tiba, a ilha Paraíso, o povoado de Santo André, recifes Boqueirão, a sede do município, as praias de Apuã, Arakakaí, Lençóis, Mutari e o bairro Nova Cabrália.
Duração: 1 hora
Dica: Inclua a visita ao mirante no passeio pelo Centro Histórico da cidade.
Como chegar: O mirante está localizado na cidade alta, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Recifes Araripe e Angaba
Ficam em mar aberto, na direção da praia da ponta de Santo Antônio. O local é muito procurado por praticantes de mergulho e caça submarina. Bom para banho.
Duração: tempo livre
Como Chegar: de barco, por aproximadamente 1 hora, a partir de Santa Cruz Cabrália ou de Santo André.

Povoado de Santo André
É o primeiro povoado situado na margem esquerda do rio João de Tiba. Antiga vila de pescadores, Santo André mantém uma aparência rústica e, ao mesmo tempo, sofisticada, com ruas de chão batido e cercas vivas sempre floridas. As pousadas estão localizadas à beira-mar e em meio a uma vegetação de muitas árvores frutíferas. Muitas disponibilizam caiaque e windsurf a seus hóspedes e promovem luaus. A visita ao povoado quase sempre inclui paradas em restaurantes que têm ancoradouros próprios, além de passarelas sobre o manguezal. As praias são protegidas pelos recifes Boqueirão.
Duração: tempo livre
Dica: Alguns restaurantes oferecem como atrativo as passarelas sobre o manguezal, com placas explicativas sobre espécies existentes nesse rico ecossistema.
Como chegar: Sair de Cabrália e, após 10 minutos de travessia do rio João de Tiba, de balsa ou de escuna, percorrer mais 2,5 km pela BA-001.

Povoado de Santo Antônio
Fica na APA de Santo Antônio. As praias desse povoado são emolduradas por um extenso coqueiral. É onde o rio Santo Antônio se encontra com o mar. Existe possibilidade de hospedagem, mas muito simples.
Duração: 1 hora
Como Chegar: atravessar de balsa o rio João de Tiba e percorrer 11 km pela BA-001, ao norte da cidade de Santa Cruz Cabrália .

Povoado Guaiú
Fica ao norte do município de Santa Cruz Cabrália, próximo à praia de Guaiú e à divisa com Belmonte, na APA Santo Antônio. Um farol funciona na parte alta do povoado, que tem pousadas, restaurantes e sorveteria.
Duração: tempo livre
Como Chegar: Atravessar de balsa o rio João de Tiba, no Tombador, depois percorrer 17 km pela rodovia BA-001.

Recifes Boqueirão
Ficam situados entre Santo André e Santa Cruz Cabrália, muito próximos do continente, na altura da foz do rio João de Tiba. O local é ideal para a pesca com molinete e para mergulho.
Duração: tempo livre
Como Chegar: A partir da sede do município, são cerca de 10 minutos de travessia de barco .

Terminal Turístico da Coroa Vermelha
Esse espaço receptivo para os visitantes está localizado fora da área indígena, mas ainda dentro da APA Coroa Vermelha. É parada obrigatória em qualquer roteiro turístico e ponto de partida para visitas às praias, ao local da Primeira Missa, ao Museu do Índio e ao Comércio Pataxó. Com dois pavimentos, o terminal é um local comercial de uso público e tem cerca de 3 mil m2 de área construída. No primeiro pavimento, funcionam 82 boxes comerciais, balcão de informações, sanitários, terminal bancário de auto-atendimento e farmácia; no segundo, 22 boxes distribuídos em uma praça de alimentação onde funcionam restaurantes, bares e lanchonetes.
Funciona todos os dias das 9 às 19 horas.
Duração: tempo livre
Dica: Vale a pena circular por todos os equipamentos da Terra Indígena da Coroa Vermelha para conhecer um pouco da sua cultura e da sua arte.
Como Chegar: Sair de Santa Cruz Cabrália pela rodovia BR-367 e percorrer 7 Km em direção a Porto Seguro. Às margens da BR-367, já na Coroa Vermelha, estão situados, de um lado, os totens esculpidos em madeira e, do outro lado, o Terminal Turístico.

Mirante
No bairro Ouro Verde, o mirante com esse nome “amineirado”, oferece uma vista panorâmica do limite sul da APA Santo Antônio, dos manguezais do rio João de Tiba e da ilha Coração.
Duração: 1 hora
Como Chegar:
Sair do centro da cidade de Santa Cruz Cabrália, por 1,5 Km, em direção à parte alta do bairro Ouro Verde.

Ilhas

Ilha Paraíso
Visita obrigatória no retorno do passeio de escuna ao Parque Marinho de Coroa Alta, a ilha Paraíso, a maior na foz do rio João de Tiba, é propriedade particular desde 1946. A ilha ganhou fama como o paraíso dos doces. São nada menos que 60 tipos de doces caseiros, típicos da região. Enquanto assistem a uma apresentação de capoeira, os visitantes saboreiam cocadas de forno de diversos e surpreendentes sabores: banana, maracujá, chocolate, cereja, jenipapo, abacaxi, leite, cocadas branca, preta e morena, tortas de limão, coco, baba de moça, floresta negra, sonho de valsa e banana com maçã, pudim de leite condensado, de tapioca, coco e chocolate, quindim de coco, beijo de coco, goiaba, mangaba, cacau, graviola, cajá, umbu, chocolate, abacaxi, maracujá e peitinho de moça, cajuzinho, pavê de creme de leite e manjar dos deuses. Se saborear tantos doces já é difícil, nem pensar em deixar a ilha sem levar uma lembrança do Paraíso! Doces já embalados para viagem e artesanatos diversos.
Duração: 1 hora
Dica: Não deixe de fazer um passeio pelo pequeno manguezal ou pelo lamarão, praia de areia que só aparece na maré baixa ou, ainda, tirar uma foto no “coqueiro erótico”.
Como Chegar A partir da cidade de Santa Cruz Cabrália ou do povoado de Santo André, aproximadamente 10 minutos de barco.

Rios

Rio João de Tiba
Antes conhecido como rio Sernambetiba, banha parte da cidade. Com suas águas mansas que correm por entre o manguezal, é ideal para passeios de barco e prática de esportes náuticos. O rio também é muito procurado por quem gosta de pescar. Rio acima, existem diversas cachoeiras, como a Toma Calção e a cachoeira Grande, e uma passarela sobre o mangue. O barco sobe o rio por cerca de 40 minutos, passando por fazendas de piaçava, até uma antiga passagem dos índios; já no afluente rio Mutum é possível conhecer as “farinheiras” - casas de farinha em pleno funcionamento - e um alambique onde é fabricada cachaça de forma artesanal. No manguezal, os turistas conhecem o habitat dos caranguejos, aratus e da garça azul.
Duração: tempo livre
Dica: Vale a pena alugar um barco pequeno para penetrar no manguezal.
Como Chegar: Na cidade de Santa Cruz Cabrália, alugar um barco ou lancha e subir o rio por 15 Km até um alambique que produz cachaça na região.

Rio Santo Antônio
Margeia o limite sul da Área Indígena da Mata Medonha, corta a APA Santo Antônio, passa pelo povoado de mesmo nome e deságua na praia da Ponta de Santo Antônio, atravessando grandes extensões de manguezais e Mata Atlântica. O rio é ideal para passeio de barco, banho de água doce e seu maior atrativo é a pesca do robalo. A Aldeia Indígena da Mata Medonha dos índios Pataxó e algumas fazendas podem ser visitadas.
Duração: tempo livre
Dica:
Levar lanche, caso o passeio se estenda até a Área Indígena.
Como Chegar: Sair de Santa Cruz Cabrália, atravessar de balsa o rio João de Tiba e seguir por 10 km pela BA-001, até o povoado de Santo Antonio. Nesse povoado, entrar em contato com os pescadores para alugar um barco e subir o rio.

Unidades de conservação

Parque Marinho da Coroa Alta
Parece uma ilha de areia próxima à costa, mas é uma formação mista de banco de areia e de recifes de corais. Com suas areias douradas, é ideal para mergulhos e pesquisas oceanográficas. É também uma opção interessante para quem quer simplesmente desfrutar a paisagem marinha de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália. As piscinas naturais abrigam uma grande variedade de peixes coloridos, moluscos e crustáceos.

A Coroa Alta fica bem em frente às praias de Santo André e de Santo Antônio, no município de Santa Cruz Cabrália. O passeio de escuna para esse santuário ecológico sai do cais de Santa Cruz Cabrália diariamente, especialmente no verão. A escuna margeia o manguezal até a saída da “barra”, onde acontece o encontro das águas do rio com o mar, num percurso de 45 minutos até o parque. No retorno, a escuna passa pela ponta de Santo Antônio, costeando as praias virgens do litoral norte e fundeando em Santo André, para almoço nos restaurantes típicos e com direito a banho de mar. Antes de retornar, a escuna pára ainda na ilha Paraíso, para a sobremesa.
Duração: 6 horas, incluindo 1 hora e meia do percurso (ida e volta) de escuna.
Dica: No percurso para o recife da Coroa Alta, há um excelente ponto de pesca no recife da Baixinha.
Como Chegar: Na sede do município, barcos e escunas partem regularmente com destino aos recifes da Coroa Alta.

APA de Santo Antônio
Localizada na faixa litorânea dos municípios de Santa Cruz Cabrália e Belmonte, entre a foz do rio João de Tiba e a do Jequitinhonha, em uma área de 23.000 ha. Foi criada em 31/08/1994, pelo decreto nº 3.413. É dotada de riquíssimos ecossistemas, com destaque para a Mata Atlântica, encontrada nos seus três estágios de regeneração, restinga e terras úmidas, praticamente inalteradas pela ação do homem. Entre o oceano e as falésias está a planície costeira, local de rara beleza e grande fragilidade ambiental. A área tem praias virgens ou pouco freqüentadas. O verde domina a paisagem do manguezal, quase intocado, das áreas de restinga e da Mata Atlântica. É administrada pelo Centro de Recursos Ambientais e possui Plano de Manejo.

Parque Ecológico do Santuário
Está instalado na Área de Proteção Ambiental Santo Antônio, em meio à Mata Atlântica, nas margens do rio Santo Antônio e dispõe de trilhas, mirantes e infra-estrutura de lazer que inclui piscinas, cascatas, cabanas para jogos e restaurantes, para visitação do tipo 'day-use'. Oferece passeios de chalana, jangada e lancha, percorrendo trechos sinuosos do rio e igarapés, possibilitando a observação de pássaros e outros animais silvestres em seu habitat.

Entre os atrativos, destacam-se: trilhas na Mata Atlântica, com cerca de 2 km, em três estágios: inicial - trilha Tupã, intermediário - trilha Tupi e o avançado - até a casa do Tarzan. São realizadas em grupos de 20 pessoas, com acompanhamento de um guia nativo. O tempo total é de uma hora e meia. Outro atrativo que o parque oferece é o Pesque e Solte, realizado em barcos, com acompanhamento de um marinheiro ou no flutuante localizado no final do canal. A espécie pescada é a tilápia, criada em gaiolas sob o canal do rio.
Duração: um dia
Dica: Utilize calças e calçados confortáveis; não leve nada que gere lixo; nunca saia da trilha.
Como chegar: O Parque fica no km 11 da BA-001, Santa Cruz Cabrália – Belmonte. Funciona de terça a domingo, das 9 às 17h. Oferece ônibus gratuito, partindo de Santo André até as 11 horas da manhã e retornando às 17 horas.

Conheça mais sobre Santa Cruz Cabrália
Destinos Bahia
Publicidade