O que fazer em Morro de São Paulo
Morro de São Paulo - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba
Morro de São Paulo - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba

Volta à Ilha de Tinharé
Passeio à Ilha de Boipeba - Piscinas naturais de Garapuá e/ou Moreré, Praias de Tassimirin, Cueira e Boca da Barra, Povoado de Velha Boipeba, Cidade histórica de Cairú, Passagem por belas praias e manguezais preservados, repletos de pássaros e pesca artesanal.

Monumento Fonte Grande
Construída em 1746, sua função era a captação e decantação de águas. Além disso, importantes acontecimentos fizeram a fama deste lindo monumento do período imperial como a visita de D Pedro I e Marquesa de Santos. A vila ao redor cresceu, circundando a Fonte Grande, que hoje oferecem pousadas e restaurantes, de onde se pode ouvir o correr das águas no caminho para as praias do outro lado da ilha.

Igreja Nossa Senhora da Luz
A Igreja da Nossa  Senhora da Luz está localizada na praça de mesmo nome. A data de sua conclusão é 1845, conforme a inscrição em sua fachada. Esta igreja guarda relíquias dos séculos XVII e XVIII, como as imagens sacras e os altares de cedro em estilo barroco.

Farol
O Farol de Morro de São Paulo foi construído em 1855. Reza a lenda que o monumento foi um dos maiores registros nas anotações do diário de D. Pedro II, que descreve o farol durante a visita da Família Real à ilha, em 1859.

O mirante localizado nas proximidades do farol faz parte do conjunto de monumentos históricos da ilha. Escondido em meio à vegetação tropical, permite vislumbrar uma visão panorâmica das praias, sendo um dos melhores lugares para se entender as curvas e as marés da ilha.

Ruínas da Fortaleza
Vista panorâmica e observação de golfinhos ao pôr-do-sol nos finais de tarde. Passeios e Aventuras -Trilha da Fonte do Céu  Essa trilha passa por 4 km de mata entre Morro de São Paulo e Gamboa do Morro. No percurso, existe uma pequena e refrescante queda d´água. Há também um mirante com vista para o belo Canal de Cairu. Em Gamboa do Morro há infra-estrutura de apoio turístico.

Duração: tempo livre. Dicas: a trilha permite apreciar belas paisagens. Vale a pena levar máquina fotográfica. Como chegar: a trilha em direção ao povoado de Gamboa do Morro começa na praça principal do povoado de Morro de São Paulo. O percurso é feito pela mata, beirando o Canal de Taperoá.

Trilha Gamboa – Galeão
Trilha mais extensa, com cerca de 10 km. Pode ser percorrida a cavalo (os animais são alugados em Gamboa do Morro). Essa mesma trilha é utilizada por trabalhadores que transportam piaçava e madeira. Nessa trilha pode-se avistar as culturas da piaçava e dendê. O povoado de Galeão fica às margens do canal que separa a ilha do continente. Próximo ao povoado há duas ilhas, Manguinho e da Matinha, que correspondem a sítios de pesca com cerca de dez gamboas.

Pesca-se aí tainha, carapicu, carapeba, arraia, agulha, dentre outros. Na ilha de Manguinho pode-se observar garças, periquitos-jandaia, maçaricos e papagaios. Duração: tempo livre. Dicas: pode-se alugar barco, que vai de Morro de São Paulo até Gamboa do Morro para, a partir desse ponto, percorrer a trilha. Vale a pena visitar, em Galeão, a Igreja de São Francisco Xavier, do século XVII. Como chegar: a trilha é o único caminho em direção ao povoado de Galeão e o percurso é feito pela mata, beirando o canal de Taperoá.

Trilha do Farol
A trilha se inicia dentro do espaço urbano de Morro de São Paulo, próximo à Igreja de Nossa Senhora da Luz, e se estende até a parte alta do Morro. A trilha é recoberta pela mata. Duração: 1 hora e meia. Dicas: do alto do Morro do Farol, descortina-se a vista mais famosa das praias de Morro de São Paulo. Vale a pena levar máquina fotográfica ou filmadora. Como chegar: pegar a subida de 1,5 km que começa na praça da Igreja Nossa Senhora da Luz.

Garapuá
A leste da ilha de Tinharé, é um pequeno povoado de pescadores, com algumas barracas de praia na grande enseada dotada de vasto coqueiral e manguezal, mar de ondas fracas, areias brancas e finas. Ótima para o banho e esportes náuticos. Existem recifes de coral formando piscinas naturais e bancos de areia que permitem longas caminhadas na praia durante a maré baixa. São também atrativos turísticos a Lagoa de Garapuá, com cerca de 3 km de extensão, e a Capela de São Francisco de Assis. Quadro - fica ao final da Praia de Garapuá. Oferece vasto coqueiral, manguezal, rochas e recifes que formam piscinas naturais. Os pescadores locais fazem ali a pesca noturna da lagosta.

Visitas e compras de Artesanatos da Amosp
Amosp-Associação de Artesãos e Artistas Moradores de Morro  de São Paulo Famílias que estão que estão  ligadas a produção do artesanato local  e transmitindo parte da cultura local ,onde são encontrados : artefatos em côco, piaçava, cerâmica, material reciclável, roupas alternativas, couro, crochê, fuxico, durepox, arame, pedras, instrumentos musicais  artesanais ,prata, madeira, sementes  e poesia  dentre outras coisas.  A feira  é uma das atrações  da noite em Morro de São Paulo, está localizada na praça Aureliano Lima ,na Vila. Ela funciona todas as noites das 18hs as 24h.

Conheça mais sobre Morro de São Paulo
Destinos Bahia
Publicidade