História de Morro de São Paulo
Morro de São Paulo - A noite em Morro - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba
Morro de São Paulo - A noite em Morro - Foto: Rita Barreto - Setur-Ba

Jan./1536 Francisco Romero escolhe Morro de São Paulo como sede da capitania, batiza a vila e começa as construções. Pouco tempo depois, decide transferir a vila e fundar a atual cidade de Ilhéus. 1630 Começa a construção da Fortaleza do Morro de São Paulo, ordenado pelo Governador Geral Diogo Luís de Oliveira. Esta primeira fase das construções acaba levando quase cem anos para a sua conclusão, constituindo a estrutura do Forte Velho, ou Forte da Conceição. 

1652 Oficialização do funcionamento do forte em Morro de São Paulo.
1664 Instituição de uma guarda fixa na fortaleza do Morro de São Paulo, recrutada entre os moradores das ilhas.

1718 Motim na fortaleza do Morro de São Paulo.

1725 O Conde de Sabugosa, Vasco Fernades Cesar De Menezes, Vice-rei, ordena a criação de um ponto de fiscalização no Morro, estabelecendo controle sobre a região, de acesso às minas de ouro do interior.

1728-32 O Conde de Sabugosa inicia ambiciosas obras de extensão na fortaleza do Morro de São Paulo. Constrói o 'Forte da Ponta', ou Tapirandu, que ainda existe, em ruínas, e é o que hoje comumente chamamos de 'forte'. Também são construídos os pequenos fortes do Zimbeiro e o do São Luiz, ao alto do Morro, dos quais hoje só restam pequenos fragmentos.

1750 Em sua fase áurea, o forte do Morro contava com cinco construções e baterias em muros de 678m de extensão, 51 peças de artilharia e uma guarnição com 183 homens, sendo uma das maiores do Brasil.

1774 Uma tempestade danifica a fortaleza do Morro. As obras de restauração só se iniciam após 20 anos.

1779 Famosa polêmica na corte sobre as reais necessidades de restaurar-se o forte do Morro. Os dois fortes menores são classificados como ruínas.

1797 Sob a supervisão de Domingo Álvares Branco Muniz, as obras de restauração conferem ao forte do Morro o seu aspecto atual. 

Conheça mais sobre Morro de São Paulo
Destinos Bahia
Publicidade