Chinese (Simplified)EnglishFrenchGermanHindiItalianJapanesePortugueseRussianSpanish

Terno de Reis e Congo

Terno de Reis - Foto: Vinícius Gomes
Terno de Reis - Foto: Vinícius Gomes

Manifestação erudita para os grupos que cantam e dançam na véspera e no dia de Reis, que é realizada no dia 6 de janeiro- conhecida também como Epifania. A festa celebra a adoração dos Reis para com o Menino Jesus Cristo.

No Brasil, a denominação de -reisado-, sem especificação maior, refere-se sempre aos ranchos, ternos, grupos que festejam o Natal e o dia de Reis. O reisado tanto pode ser apenas uma cantoria como também pode possuir um enredo ou uma série de pequeninos atos, encadeados ou não.

Os participantes costumam usar roupas de tecidos vistosos, ornamentados com areia brilhante, miçangas e outros detalhes. Os foliões de Reis imitam os Reis Magos, que viajaram guiados pela estrela de Belém. O grupo pode sair todas as noites, do Natal até o dia de Reis, percorrendo as ruas, sítios ou casas, sendo sempre bem recebido com seus cânticos. Compõe-se de tocadores de viola, caixa e pandeiro.

O congo é um auto popular brasileiro, de motivação africana, representando, no seu aspecto original, a coroação dos reis congos, que desfilam, cercados do bailado dos guerreiros. Não se tem pormenores sobre a dança dos congos ou reisados dos congos na Bahia. Mas, sabe-se que, em 6 de junho de 1760, foi apresentada a dança dos congos no Paço do Conselho da cidade de Salvador, festejando-se o casamento da princesa real, D. Maria I com D. Pedro III.

O reinado do Congo se compunha, então, de mais de 80 máscaras, com fardas ornamentadas de ouro e diamantes. As representações do Congo eram comuns em Portugal, durante as comemorações de Nossa Senhora do Porto.

Na Bahia, atualmente, existe apenas o congo na cidade de Juazeiro, com adaptações que o afastam do formato tradicional, entoando cânticos em louvor à Virgem do Rosário, durante as suas comemorações, no último domingo do mês de outubro.

Onde assistir: Aratuípe, Alcobaça, Barreiras, Conde, Conceição do Almeida, Ituaçu, Ibotirama, Jacobina, Lençóis, Morro do Chapéu, Mucuri, Palmeiras, Porto Seguro, São Félix, Santo Antônio de Jesus, Santana e Vitória da Conquista.

Terno de Reis - Foto: Vinícius Gomes
Terno de Reis - Foto: Vinícius Gomes
 Veja também
Grupo de meninas, sendo que uma delas carrega um estandarte com a expressão -trança fitas-, que tem a forma de um circulo e contém no centro uma das participantes, segurando um mastro.Saiba mais
A burrinha consiste em um indivíduo mascarado, que possui na cinta um balaio bem aconticionado, de modo a simular um individuo, cavalgando num animalSaiba mais
A mais conhecida e praticada forma de folclore na Bahia. Nessa manifestação de grupos, participam lutadores que, entre golpes de ataque e defesa, demonstram que além da arte, a cultura prevaleceSaiba mais
Destinos Bahia
Publicidade