Ecoturismo em Imbassai

Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação

Lagoas e Rios - Imbassaí
O turista encontra opções de banhos de água doce e salgada a uma distância de poucos metros um do outro, pois o Rio Barroso acompanha um trecho de praia. Nesse trecho, encontram-se barraquinhas que servem cerveja gelada e tira-gostos variados, como caranguejos, lambretas, peixe frito e bolinho de peixe, característico da região. Mais ao interior, pode-se tomar banhos deliciosos nas águas cristalinas do Rio Imbassaí Pequeno e na cachoeira de Dona Zilda.

4 quilômetros adiante, após grandes e alvíssimas dunas, a vila de Santo Antonio é atração à parte. Não perca também o banho na Lagoa Jauara e o samba-de-roda de Dona Alaíde que, apesar de seus 19 filhos, ainda dança a música afro com uma garrafa na cabeça.

Caminhadas em Santo Antonio
Os adeptos de caminhadas ecológicas poderão fazer o passeio até Santo Antonio, uma aldeia primitiva onde ainda permanece o costume do 'escambo' na comunidade formada por pescadores e caboclos descendentes de índios. Pode-se chegar a Santo Antonio pela praia, a uma distância média de cinco quilômetros, onde se encontram algumas barracas; daí, segue-se em direção às dunas, por mais um quilômetro aproximadamente.

Outra opção é sair de Imbassaí pela Linha Verde na direção norte, percorrer três quilômetros, até a entrada de uma vila de pescadores chamada Diogo, que fica a um quilômetro à direita, em estrada de terra. Daí em diante, o trajeto deve ser feito a pé, através das dunas, numa caminhada de pouco mais de um quilômetro. A caminhada pode seguir para além do Santo Antonio, até a Barrinha, onde um riacho forma uma lagoa a poucos metros do mar.

Lagoa Jauara
Protegida pelo cordão de dunas, entre Imbassaí e Praia do Forte, esta lagoa apresenta água de coloração ferruginosa e transparente. A vegetação de restinga encobre a maior parte das dunas no entorno. Uma faixa extensa de coqueiral forma uma barreira natural entre a praia e a lagoa. É boa para mergulho.
Duração: 3 horas.
Como chegar: caminhe ou cavalgue entre as dunas com o apoio de um guia. É possível fazer o passeio a partir de Praia do Forte, em quadriciclo, pelo coqueiral. Fica a 8 km de Praia do Forte e a cerca de 2 km de Imbassaí.

Mirante das Antenas
A abertura de uma rua para instalar torres de telefonia deu lugar a um mirante na vila tendo ao fundo coqueiral, céu e mar.
Duração: 1 hora.
Dica: leve máquina fotográfica ou filmadora.
Como chegar: fica na vila de Imbassaí, na via das Torres.
Mirante de Imbassaí ou 1º Mirante da Linha Verde
Localizado na Linha Verde, entre Praia do Forte e Imbassaí, com vista panorâmica para os cordões de dunas e as baixadas com suas grandes plantações de coco e restinga, tendo o mar ao fundo. Possui um pátio coberto, bancos e quiosques para venda de água de coco, artesanato e doces da região.
Duração: 1 hora.
Dica: leve sua máquina fotográfica ou filmadora, pois a vista é simplesmente deslumbrante.
Como chegar: pela Linha Verde, BA-099, a 7 km de Praia do Forte e 3 km de Imbassaí.

Vila de Imbassaí
Muito sol, dunas, coqueiral, belíssimas praias de água cristalina entrecortadas por rios, lagoas que proporcionam banhos de água salgada e doce, e uma fauna tipicamente tropical. Assim é a antiga aldeia indígena de Imbassaí, que na língua tupi significa 'caminho do rio'. A capela de Nossa Senhora das Dores, na Fazenda de 'Seo' Aquilino e 'Dona' Rosa, ainda hoje é referência do núcleo urbano inicial de Imbassaí.

É um local dos mais freqüentados por turistas na Costa dos Coqueiros, ideal para quem gosta de praticar turismo aventura, fazer rafting ou sandboard, contemplação e lazer. Os seis quilômetros de praia são margeados por dunas elevadas, separando a praia do rio Imbassaí, que corre paralelo ao mar. A paisagem é deslumbrante, com praias lisas intercaladas de trechos com arrecifes, que formam bacias de águas mornas acessíveis ao banho de mar seguro.

O rio Barroso, que acompanha um trecho de praia, oferece opções de banhos de água doce e salgada a uma distância de poucos metros um do outro, exatamente no trecho onde se localizam as barracas.
Duração: tempo livre.
Como chegar: sair de Praia do Forte, percorrer 3 Km até a Linha Verde e seguir no sentido norte, por 10 km, até a entrada à direita para a vila de Imbassaí.

Rio Imbassaí
Corre paralelo ao mar no sentido norte/sul, embarreirado pelo cordão de dunas e coqueiral à beira-mar, nas imediações da vila turística de Imbassaí. Na foz do rio há uma grande concentração de barracas situadas exatamente sobre as dunas, entre o rio e o mar. De acordo com o movimento da maré, o local é propício para o banho ou para o remo. Nesse ponto, algumas barracas alugam caiaques.

A melhor maneira de conhecer o rio é através da Expedição Imbassaí, oferecida por agências de turismo receptivo em Praia do Forte e Imbassaí, seguindo o roteiro: Transfer de 15 min em jipe ou van até o rio Imbassaí na altura do vilarejo do Diogo. Embarque em canoas canadenses com capacidade para 3 pessoas cada. Descida do rio remando por aproximadamente 2 horas, com paradas para banhos de rio e de mar em uma praia deserta. É possível praticar sand-board em uma das dunas, durante a parada para o banho de rio.
Duração: 3 horas.
Dicas: usar filtro solar, repelente, boné ou chapéu, roupas leves, roupa de banho, tênis ou sandália.
Como chegar: as agências de turismo fazem o transfer dos visitantes instalados em Praia do Forte e Imbassaí e partem em direção à Linha Verde, BA-099, seguindo 5 km em direção norte para o acesso ao povoado do Diogo, percorrendo mais 1 km. O rio Imbassaí passa por dentro da vila de mesmo nome, distante de Praia do Forte 13 km.

Cascatinha
Formada pelo rio Imbassaí, já dentro da vila. Banho e infra-estrutura de bar, restaurante e camping. É uma área de confluência das águas doces com o mar.
Duração: tempo livre
Como chegar: fica na vila de Imbassaí, na avenida da Igrejinha
Corredeiras do Areal e Areinha
Formadas pelo rio Imbassaí, as corredeiras oferecem boas condições para banho e pesca, inclusive com locais próprios para piquenique. A mata ciliar acompanha o rio formando corredores verdes por sobre as corredeiras. A localidade de Areal, uma vila de agricultores, é a principal referência para quem busca o local, ainda pouco conhecido pelos turistas.

Poucos metros abaixo das corredeiras do Areal está Areinha, uma praia fluvial com poço raso para banho, de águas tranqüilas e muito frias por causa da mata que faz sombra permanente.
Duração: do passeio 2 horas
Como chegar: sair de Imbassaí pela Linha Verde no sentido norte até a entrada para o povoado de Areal a 5,5 km e seguir mais 800 metros por estrada de barro até o campo de futebol. Daí, seguir uma trilha de 400 metros de extensão até as corredeiras e o poço da Areinha.

Diogo
Pescadores e agricultores convivem nessa vila rural, com vista para as dunas e para o rio Imbassaí. As mulheres fazem um belo artesanato com palha de piaçava. Uma trilha desce da vila até o rio Barroso, que pode ser atravessado por sobre uma frágil ponte de madeira. As dunas aparecem em seguida e indicam um bom lugar para o banho. Daí, é subir a duna e seguir a trilha até a vila de Santo Antônio.
Duração: 1 hora.
Como chegar: sair de Imbassaí pela Linha Verde e seguir 5,5 km no sentido norte até a entrada para o Diogo, à direita, percorrendo mais 1,3 km em estrada de barro até o povoado.

Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
Lagoa Jauara (Imbassaí-Mata de São João-Ba) Foto: Divulgação
 Veja também
Os maiores atrativos desse pequeno povoado situado entre Taperoá e Valença, às margens do Rio Camurugi, são os seus balneários Ilha da Fantasia e Encontro das Águas. Ilha da Fantasia e Encontro das Águas...Saiba mais
Localizado no extremo norte da Ilha de Tinharé e conhecido internacionalmente, esse é o principal povoado turístico do arquipélago, contando com inúmeras pousadas, hotéis, restaurantes e campo de pouso, além...Saiba mais
Um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, a majestosa ruína do Castelo Garcia D´Ávila é considerada 'a primeira grande edificação portuguesa de arquitetura...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade