Ecoturismo em Alcobaça

Recife de Areiax- Alcobaça-Ba - Foto: Alberto Alves - Panoramio
Recife de Areiax- Alcobaça-Ba - Foto: Alberto Alves - Panoramio

Recife das Areias
Situado em águas oceânicas, o Recife das Areias pontua o início do Parcel das Paredes. Um banco de areia no centro e os recifes de coral possibilitam tanto a prática do mergulho como os passeios na superfície. Na maré baixa, surgem as piscinas naturais formadas entre os recifes, com profundidade de até 1,5 metro. Aí é possível observar a tartarugas e dezenas de peixes multicoloridos sem a ajuda de equipamentos, além do banho em alto mar, em águas rasas e transparentes.

Duração: um dia.
Dica: o melhor período para fazer esse passeio é na semana da lua cheia e da lua nova, devido à diferença das marés.
Como chegar: a partir de Alcobaça e Caravelas, através de agências de turismo receptivo. O percurso dura aproximadamente 1 hora.

Recife das Timbebas
Os corais-fogo e os cogumelos são o maior atrativo para os mergulhos ecológicos autônomos nesta área, que abrange um dos bancos recifais mais exuberantes e próximos à costa. Endêmicos e raros, esses corais se destacam na paisagem submarina, onde as grandes colônias de coral-fogo alcançam até três metros de diâmetro. O Recife das Timbebas tem 110 km2 e está a 14 quilômetros de Alcobaça. É destinado somente a mergulhadores, uma vez que as atrações estão todas submersas.
Duração: um dia.
Dica: contrate uma das empresas que operam turismo náutico na área e que dispõem de embarcações com todo tipo de equipamento necessário para mergulho autônomo e apnéia, e instrutores de mergulho. Nunca mergulhe sozinho.
Como chegar: saídas a partir de Alcobaça e Caravelas, através de empresa de turismo receptivo. Está localizado a 14 km de Alcobaça, aproximadamente 1 hora e 30 minutos de barco.

Recife das Lixas
Outro ponto exclusivo para mergulho. O nome do local decorre da presença da grande quantidade de tubarões lixa, um tubarão desdentado, que existe no local. Não é um atrativo muito concorrido por não ter local abrigado para fundear embarcações.
Duração: 1 dia.
Como chegar: a partir de Alcobaça e Caravelas, através de agências de turismo receptivo. A travessia dura aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Recife de Areiax- Alcobaça-Ba - Foto: Alberto Alves - Panoramio
Recife de Areiax- Alcobaça-Ba - Foto: Alberto Alves - Panoramio
 Veja também
Barra do Paraguaçu Primeiro ponto de atracação do navio que fazia o percurso para Maragogipe e Cachoeira, logo depois que atravessava a Baía de Todos os Santos e entrava no rio Paraguaçu. Propriedade particular...Saiba mais
A fazenda recebe visitantes com programação antecipada ou através de agências de viagens e turismo. Banho de mar e também em uma pequena lagoa existente no local. Pode-se ainda fazer caminhadas na praia...Saiba mais
Localizada na divisa com São Desidério, a Gruta do Catão tem um acesso relativamente fácil. Você pode chegar lá através de uma trilha de aproximadamente 100 metros, em terreno íngrime, pedregoso e de ...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade