Últimos posts

Eco em Santa Cruz Cabrália

Passeio de Barco (Santa Cruz Cabrália-Ba) Foto: Divulgação Prefeitura
Passeio de Barco (Santa Cruz Cabrália-Ba) Foto: Divulgação Prefeitura

Terra Indígena da Coroa Vermelha
Os totens esculpidos em madeira e o calçadão desenhado com motivos indígenas identificam o início da terra indígena. Essa área foi demarcada pelo Governo Federal para posse definitiva dos índios Pataxó e é composta por duas glebas: a da Coroa Vermelha, propriamente dita, e a Reserva da Jaqueira. Juntas, as duas abrigam cerca de 400 famílias, num total de mais de dois mil índios.

Totalmente reurbanizada por ocasião das comemorações dos 500 anos do Brasil, essa área conta atualmente com equipamentos e atrativos turísticos: o Museu do Índio, o Comércio Pataxó, a Cruz Latina da Coroa Vermelha e um Terminal Turístico, situado fora da área demarcada.

Mirante do Loteamento Coroa Vermelha
Descortina uma vista panorâmica da baía de Cabrália que se estende da ponta de Santo Antônio até a ponta da Coroa Vermelha e inclui a foz do rio João de Tiba, a ilha Paraíso, o povoado de Santo André, recifes Boqueirão, a sede do município, as praias de Apuã, Arakakaí, Lençóis, Mutari e o bairro Nova Cabrália.
Duração: 1 hora
Dica:
Inclua a visita ao mirante no passeio pelo Centro Histórico da cidade.
Como chegar:
O mirante está localizado na cidade alta, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal.

Recifes Araripe e Angaba
Ficam em mar aberto, na direção da praia da ponta de Santo Antônio. O local é muito procurado por praticantes de mergulho e caça submarina. Bom para banho.
Duração: tempo livre
Como Chegar: de barco, por aproximadamente 1 hora, a partir de Santa Cruz Cabrália ou de Santo André.

Povoado de Santo André
É o primeiro povoado situado na margem esquerda do rio João de Tiba. Antiga vila de pescadores, Santo André mantém uma aparência rústica e, ao mesmo tempo, sofisticada, com ruas de chão batido e cercas vivas sempre floridas.
As pousadas estão localizadas à beira-mar e em meio a uma vegetação de muitas árvores frutíferas. Muitas disponibilizam caiaque e windsurf a seus hóspedes e promovem luaus.
A visita ao povoado quase sempre inclui paradas em restaurantes que têm ancoradouros próprios, além de passarelas sobre o manguezal. As praias são protegidas pelos recifes Boqueirão.
Duração: tempo livre
Dica:
Alguns restaurantes oferecem como atrativo as passarelas sobre o manguezal, com placas explicativas sobre espécies existentes nesse rico ecossistema.
Como chegar:
Sair de Cabrália e, após 10 minutos de travessia do rio João de Tiba, de balsa ou de escuna, percorrer mais 2,5 km pela BA-001.

Povoado de Santo Antônio
Fica na APA de Santo Antônio. As praias desse povoado são emolduradas por um extenso coqueiral. É onde o rio Santo Antônio se encontra com o mar. Existe possibilidade de hospedagem, mas muito simples.
Duração: 1 hora
Como Chegar: atravessar de balsa o rio João de Tiba e percorrer 11 km pela BA-001, ao norte da cidade de Santa Cruz Cabrália

Povoado Guaiú
Fica ao norte do município de Santa Cruz Cabrália, próximo à praia de Guaiú e à divisa com Belmonte, na APA Santo Antônio. Um farol funciona na parte alta do povoado, que tem pousadas, restaurantes e sorveteria.
Duração: tempo livre
Como Chegar:
Atravessar de balsa o rio João de Tiba, no Tombador, depois percorrer 17 km pela rodovia BA-001.

Recifes Boqueirão
Ficam situados entre Santo André e Santa Cruz Cabrália, muito próximos do continente, na altura da foz do rio João de Tiba. O local é ideal para a pesca com molinete e para mergulho.
Duração: tempo livre
Como Chegar:
A partir da sede do município, são cerca de 10 minutos de travessia de barco.

Terminal Turístico da Coroa Vermelha
Esse espaço receptivo para os visitantes está localizado fora da área indígena, mas ainda dentro da APA Coroa Vermelha. É parada obrigatória em qualquer roteiro turístico e ponto de partida para visitas às praias, ao local da Primeira Missa, ao Museu do Índio e ao Comércio Pataxó. Com dois pavimentos, o terminal é um local comercial de uso público e tem cerca de 3 mil m2 de área construída.

No primeiro pavimento, funcionam 82 boxes comerciais, balcão de informações, sanitários, terminal bancário de auto-atendimento e farmácia; no segundo, 22 boxes distribuídos em uma praça de alimentação onde funcionam restaurantes, bares e lanchonetes.
Funciona todos os dias das 9 às 19 horas.
Duração: tempo livre
Dica: Vale a pena circular por todos os equipamentos da Terra Indígena da Coroa Vermelha para conhecer um pouco da sua cultura e da sua arte.
Como Chegar:
Sair de Santa Cruz Cabrália pela rodovia BR-367 e percorrer 7 Km em direção a Porto Seguro. Às margens da BR-367, já na Coroa Vermelha, estão situados, de um lado, os totens esculpidos em madeira e, do outro lado, o Terminal Turístico.

Mirante
No bairro Ouro Verde, o mirante com esse nome “amineirado”, oferece uma vista panorâmica do limite sul da APA Santo Antônio, dos manguezais do rio João de Tiba e da ilha Coração.
Duração: 1 hora
Como Chegar:
Sair do centro da cidade de Santa Cruz Cabrália, por 1,5 Km, em direção à parte alta do bairro Ouro Verde.

Passeio de Barco (Santa Cruz Cabrália-Ba) Foto: Divulgação Prefeitura
Passeio de Barco (Santa Cruz Cabrália-Ba) Foto: Divulgação Prefeitura
 Veja também
Dicas: a visita pode ser feita através de um tour de barco ou lancha pela Baía de Camamu. Vale a pena fazer um passeio por entre as poucas ruas do povoado, pavimentadas com paralelepípedos. Como chegar: sair...Saiba mais
Um dos mais importantes e significativos monumentos do patrimônio histórico, artístico e cultural brasileiro, a majestosa ruína do Castelo Garcia D´Ávila é considerada 'a primeira grande edificação portuguesa de arquitetura...Saiba mais
São inúmeros rios que desembocam na contra costa, formando um emaranhado de canais navegáveis. Próximos à foz do Jaguaripe, principal canal de navegação da área, correm os rios Mucujó, Santana, do Judeu,...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade