Últimos posts

Eco em Morro do Chapéu

Gruta dos Brejões (Morro do Chapéu-Ba) Foto: Acervo Ipac
Gruta dos Brejões (Morro do Chapéu-Ba) Foto: Acervo Ipac

Parque Estadual de Morro do Chapéu
Criado em 1973 com objetivo de preservar o meio ambiente. No momento não está aberto à visitação.

APA - Gruta dos Brejões Vereda do Romão Gramacho
Primeira APA do Estado, criada em 13/11/85.

Centro de Pesquisa Ufológicos
Está localizado à margem da BA 053, junto à Estação Rodoviária. Sede do Circulo de Pesquisa Porto Cristal , dirigido pelo Sr. Alonso Valdi Régis. No local encontra-se réplica de um disco voador.

Pinturas Rupestres:
Segundo Laming-Emperaire (in Prous 1991) a importância da arte rupestre está no fato desta constituir em um testemunho voluntário de sociedades já extintas, o qual foi executado, na maior parte, com significado próprio, muitas vezes ainda não compreendido, e sobre o qual muitas interpretações podem ser levantadas. Dentro dos possíveis significados, Pours (1991) aponta para o fato de que embora muitas hipóteses tenham sido elaboradas buscando explicar o significado das pinturas, sem considerá-las simples manifestações artísticas, todas carecem de fundamento suficiente.

Independente das interpretações possíveis sobre a natureza das pinturas, os registros constituem fontes de informações importantes no conjunto de pesquisa arqueológica, onde são analisados, de forma equilibrada, nos diferentes aspectos do fenômeno humano, que incluem a biologia, a cultura e o meio ambiente'. Onde ficam – Serra Izabel Dias, Canabrava ( entre o povoado de Tareco e Cavalo Morto) - Serra do Ventura (à margem da Cachoeira) - Lagoa da Velha, (Brejões da Gruta) - Boqueirão do Brejo (Fazenda Sossego) - Serra do Bexiguento, Gurgulha, Retiro, Serra Branca, Boca da Madeira, Espinheiro, Palmeira, Jaboticaba, Salgado, Serra do Badeco, Gruta dos Brejões.

Lagedo Bordado
Situado na Fazenda Formosa às margens do rio Salitre a 44 km de Morro, são artes de um período ainda não identificado. Numa classificação leiga, são desenhos feitos em rocha, a partir de entalhe em alto e baixo relevo, onde também são encontradas formas e pegadas de animais da pré história.

Vila de Ventura
A partir de Morro do Chapéu pela BA 052 até a barragem do Angelim são 27km, em seguida dobrar a direita e percorrer 8km. Este local foi o maior centro produtor de diamante da região, possuindo 20.000 habitantes na década de 30. Hoje restam somente alguns sobrados e casas coloniais em ruínas, a pequena igreja, o calçamento original em pedra.

Parque Nossa Senhora da Soledade
Praça Camilo Calazans (centro) - Casas Senhoriais construídas pelo Cel. Francisco Dias Coelho, importante figura da história local, além de uma capela dedicada à Nossa Senhora da Soledade onde podemos contemplar imagem magnífica de Nossa Senhora com 2m de altura, presenteada por uma firma francesa, ao referido Coronel.

Paleontologia
Os interessados em paleontologia precisam visitar, em Ourolândia, a Toca dos Ossos, de onde já foram retirados mais de dez mil fósseis, inclusive da extinta preguiça gigante.

Gruta dos Brejões (Morro do Chapéu-Ba) Foto: Acervo Ipac
Gruta dos Brejões (Morro do Chapéu-Ba) Foto: Acervo Ipac
 Veja também
A fazenda recebe visitantes com programação antecipada ou através de agências de viagens e turismo. Banho de mar e também em uma pequena lagoa existente no local. Pode-se ainda fazer caminhadas na praia...Saiba mais
Reserva natural que abriga remanescentes da Mata Atlântica e uma área das mais expressivas de manguezal do estado. A vila é uma antiga aldeia de jesuítas, onde o destaque é a Matriz de Santiago de Iguape,...Saiba mais
Situado em águas oceânicas, o Recife das Areias pontua o início do Parcel das Paredes. Um banco de areia no centro e os recifes de coral possibilitam tanto a prática do mergulho como os passeios na superfície. Na maré...Saiba mais
Destinos Bahia
Publicidade