Últimos posts
Pontos Turísticos em Nazaré
Feira dos Caxixis - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença CC-BY-SA-30)

Tradição

Feira dos Caxixis
Realizada há mais de cem anos durante a celebração da Semana Santa. Os oleiros do distrito de Maragogipinho (município vizinho de Aratuípe) comercializam minúsculos objetos de barro, peças utilitárias e de decoração, em cerâmica. A Feira dos Caxixis acontece sempre a partir da Quinta-Feira Santa, na praça dos Arcos. Hoje, a feira abriga também barracas de comidas e bebidas típicas, além de atrações musicais convidadas. O evento dura até o Sábado de Aleluia, antecedendo a micareta (carnaval fora de época) da cidade.
Duração: sempre a partir da Quinta-feira Santa, durante a Semana Santa.
Dica: ajoelhe, reze e depois caia na folia.
Como chegar: a feira acontece no centro da cidade.

Cachoeiras

Cachoeira do Roncador

O rio Copioba forma uma queda d´água seguida de corredeiras e um poço natural, muito bem protegidos por mata ciliar. O local é freqüentado pela população jovem de Nazaré, especialmente nos finais de semana. Fica situada nos limites da fazenda Copioba.
Subindo o morro por uma trilha na margem esquerda do rio para, em seguida, atravessar a cancela da propriedade, avista-se o que parece ser, de longe, uma boca de caverna. Na verdade, um riacho escavou a pedra em meio à mata formando uma queda de cerca de 3 metros, um refúgio que oferece banho privativo e revigorante.
Duração: duas horas.
Como chegar: saindo de Nazaré, 4 km, pela BA-001, em direção ao Terminal de Bom Despacho, entroncando à esquerda numa estrada de barro em direção a Copioba-Açu e seguindo por mais 1km.

Ecoturismo

Morro do Silêncio
Mirante natural na periferia da cidade de onde se avista toda a área urbana e rural. No local foi instalada a imagem de Jesus de Nazaré, com 15 metros de altura, do artista plástico Félix Sampaio. O local dispõe de infra-estrutura turística, com galeria de arte, loja de artesanato e lanchonete.
Duração: 40 minutos.
Como chegar: situado na periferia norte, é avistado de qualquer ponto da cidade.

Maragogipinho
Distrito do município vizinho de Aratuípe, é um pequeno vilarejo habitado por dezenas de oleiros que mantêm a tradição de confeccionar peças em barro.
A cerâmica do local é famosa e muito interessante. São talhas, porrões, moringas, louças diversas, objetos de decoração, enfim, uma série de peças feitas em torno manual e assadas em forno, também artesanal.
A habilidade dos ceramistas impressiona. Cada um chega a fazer de 700 a 1.200 caxixis num dia. As olarias se localizam à margem do rio Jaguaripe.
Duração: tempo livre.
Dica: é possível fazer o passeio de barco, a partir das cidades de Nazaré, Jaguaripe ou ainda Cacha-Pregos, na ilha de Itaparica. Observe o manguezal e os pescadores no rio Jaguaripe.
Como chegar: a partir de Nazaré, 5 km pela BA-001, ao sul, entroncando à esquerda para o distrito do município de Aratuípe, Maragogipinho; percorre-se mais 5 km também asfaltados. Este último trecho é bastante sinuoso.

Fazenda Senhor do Bonfim
De Salvador, 56 km via ferry-boat. Casa grande, senzala e engenho compõem o conjunto arquitetônico do final do século XIX, muito bem preservado pelos proprietários. Antigamente o local era conhecido por Engenho São José e seu principal patrimônio é uma roda d´água e moenda de fabricação inglesa.
Alambique típico da região, onde a cachaça é feita de forma artesanal à base de melaço de cana, sem a utilização de produtos químicos. O processo de fabricação da aguardente dura, em média, 15 dias. Aberta à visitação turística, não há quem vá embora sem adquirir a aguardente produzida no local.
Duração: uma hora.
Dica: antes de conhecer o processo de fabricação da aguardente, converse com a proprietária sobre a história da fazenda.
Como chegar: a partir de Nazaré e em direção a Santo Antônio de Jesus, percorre-se 5 km de via asfaltada, quando se encontra uma via rural à direita. Atravessando o rio Jaguaripe por uma ponte antiga de concreto, virar à esquerda e seguir por 500 metros.