EnglishPortuguese
O que fazer em Arraial D'ajuda
Imagem de Cristo do Santuário de NSa DAjuda - Foto: Fabio Melo
Imagem de Cristo do Santuário de NSa DAjuda - Foto: Fabio Melo

Trekking
Uma boa pedida é caminhar até Trancoso, num total de 17 km de praias entre desertas e muito frequentadas, com piscinas de corais, mar aberto, foz de rio com banho de água doce.
Em alguns trechos de praia deserta é comum a prática de nudismo.

Praia de Pitinga
É uma das mais bonitas nas proximidades do Arraial. Fica a 1,5 quilômetro do centro e é alcançada através de uma simpática estradinha por dentro da mata. O bar e restaurante Maré, à beira mar, com instalações super confortáveis, é o fim da linha para os automóveis. Daí em diante só se alcança as praias a pé. Para quem está hospedado nas pousadas Brisas e Vila do Beco, o restaurante Maré oferece estacionamento gratuito e com segurança. Aí a especialidade da casa é o peixe na telha e a lagosta ao forno.

O proprietário da Pousada Erva Doce organiza mergulhos em barcos próprios e com equipamentos, reunindo amigos e hóspedes. É ele quem garante que a época ideal para mergulho é de dezembro a março, quando a água está cristalina. Em toda a costa, os recifes se espalham oferecendo condições especiais para quem faz mergulho livre ou autônomo. As reboleiras (montanhas submarinas) do Taípe, da Ajuda e da Itapororoca, em Trancoso, são cenários cenográficos. Para a pesca submarina os melhores locais são o recife de Fora, Pedra Rica, Parcel do Itacipucu e as barras dos rios Buranhém, Frades e Caraíva.

Ermida de Nossa Senhora da Ajuda
Foi em 1549 o início da construção da ermida de Nossa Senhora da Ajuda, pelos jesuítas, e também a descoberta de uma fonte de água milagrosa, bem no meio do caminho para o outeiro, atraindo romeiros. Inicialmente, posto de observação da costa, o Arraial D´Ajuda também prestava auxílio aos moradores do povoado vizinho de Santo Amaro, contra o ataque dos índios: daí a origem do nome. Os inúmeros milagres alcançados impulsionam até hoje a romaria dos fiéis. A festa de Nossa Senhora da Ajuda, em 15 de agosto, é uma tradição que atravessa séculos.

Conheça mais sobre Arraial D'ajuda
Destinos Bahia
Publicidade