Gruta Lapa Doce - Foto: Tatiana Azeviche - Setur-Ba (Licença cc-by-sa-3.0) |
Graças ao seu subsolo com grande teor de calcário, Iraquara possui o maior acervo espeleológico da América do Sul, ou seja, a maior concentração de cavernas está sob o seu território. Merecem destaque:
Gruta Lapa Doce - Tem 850 metros subterrâneos com estalactites e estalagmites em formações curiosíssimas. Foi inclusive utilizada para a filmagem da abertura da novela Pedra sobre Pedra, da Rede Globo, onde uma estalagmite com formato de seio se transforma numa mulher. O passeio com o guia, além de seguro, permite uma experiência lúdica e divertida na apresentação das formações e os nomes que os moradores deram às formações da gruta.
Pratinha - Caverna de águas azuis, que propicia a prática do espeleomergulho (mergulho em cavernas) na sua entrada, acompanhado por centenas de peixes e, por vezes, tartarugas de água doce do local. O fundo do lago onde os visitantes se banham é repleto de micro-búzios, o que revela um passado de mar na região.
Gruta Azul - Essa gruta é dotada de um canal subaquático que a liga à Pratinha. Um verdadeiro espetáculo da natureza se realiza quando raios de sol adentram a caverna iluminando todo o ambiente em tons de azul. O melhor horário para apreciar o fenômeno da natureza é das 10h00 às 15h00 horas. No inverno, entre junho, julho, agosto e setembro, as águas da gruta ganham um tom único de azul turquesa, devido à forte incidência dos raios solares.
Gruta Torrinha – com 12,5 Km que podem ser explorados, a caverna possui uma série de curiosidades geológicas, como agulhas de gypsita de 60 centímetros de comprimento, flores de Aragonita, formações semelhantes a flores de vidro, de tamanho inusitado. Além disso, a Torrinha possui muitas pinturas rupestres.
Gruta Lapa do Sol - Não encontra-se aberta à visitação. Possui diversas pinturas rupestres, bastante interessantes, que sugerem tratar-se de desenhos de um sol estilizado. Alguns cientistas já estão criando teorias sobre um possível 'calendário mensal', por causa dos raios dos desenhos que se equivalem em número aos dias dos meses.